Ciencias Contabeis ATPS
Trabalho Escolar: Ciencias Contabeis ATPS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 29/3/2014 • 541 Palavras (3 Páginas) • 359 Visualizações
2.2. Demonstrações de Resultado
A Demonstração de Resultado mostra:
Receita são FONTES de recursos;
Despesas e Custos são APLICAÇÕES de recursos.
Diferentemente do Ativo e Passivo, que mostram os saldos de cada conta, a Demonstração de Resultados mostra a soma dos valores do período (no caso de Balanços, o período é anual).
A Demonstração de Resultados é feita com o objetivo de mostra os resultados, isto é, lucro ou prejuízo. Para isto, somam-se as receitas e diminuem-se as
importante de todas.
* Recursos Não Operacionais: São recursos adicionais que a empresa busca para suprir suas necessidades de financiar ativos ou pagar despesas, uma vez que suas fontes naturais não foram suficientes para fazê-lo.
Os exemplos mais comuns são: empréstimos ou financiamentos bancários, empréstimos de coligadas ou sócias, atrasos ou parcelamento de impostos ou de outras dívidas.
Os recursos não operacionais são chamados também de recursos onerosos. O termo oneroso nem sempre é correto tecnicamente, pois leva a crer que estes recursos têm um custo, enquanto os créditos naturais não contêm custos. Sabemos que os fornecedores, quando vendem a prazo, embutem em seus preços os custos financeiros.
2.5. Liquidez
É a rapidez ou o tempo com que os ativos se transformam em dinheiro.
Quanto mais rápido, maior é a liquidez daquele ativo. Diz-se que um ativo tem elevado grau de liquidez quando ele se transforma em dinheiro rapidamente.
O grau de liquidez é determinado pela natureza ou utilidade de um ativo. Ativos procurados por muitas pessoas têm maior liquidez, porque ele tem utilidade para muitas pessoas. Uma aplicação financeira tem liquidez pela sua natureza. É Um direito de recebimento imediato.
2.6. Capital Próprio
É representado pelo Patrimônio Líquido. São recursos que pertencem aos sócios e que estão sendo utilizados na empresa. O Patrimônio Líquido representa apenas o registro dos recursos. Estes recursos, em verdade, estão sendo utilizados no ATIVO. Os recursos são fornecidos pelos sócios (capital social), mas nem todo o valor do capital é necessariamente recursos que os sócios integralizam. O capital pode ser aumentado com a Correção Monetária e com os lucros.
2.7. Tipos de Balanço
Legislação Societária: É o tipo utilizado por todas as empresas LTDA. e S.A.
Resultados, o referencial passa a ser o valor da Receita Operacional Líquida.
2.9. Analise Horizontal
Tem por objetivo demonstrar o crescimento ou queda ocorrida em tens que consti-
tuem as demonstrações contábeis em períodos consecutivos. A análise horizontal compara percentuais ao longo de períodos, ao passo que a análise vertical compara-os dentro de um período. Esta comparação é feita olhando-se horizontalmente através dos anos nas demonstrações financeiras e nos indicadores. É importante salientar, neste caso, a necessidade de que os valores comparados estejam expressos em moeda de poder aquisitivo constante.
3. ALGUNS ASPECTOS DETECTADOS PELAS ANÁLISES HORIZONTAL E VERTICAL
O analista externo, especialmente um que representa uma instituição emprestadora, gostará de saber muito claramente por que estes índices estão manifestando certo desempenho certo desempenho. Algumas perguntas deverão ser respondidas pelo analista. Por exemplo:
* Se há um problema em um único ano, ou um problema de todo o ramo de atividade
* As vendas subiram e a empresa é lucrativa, então por que as margens brutas caíram?
* A empresa está forçada a competir com outras maiores que podem fazer com que economias de escala possibilitem vendas com margens menores?
A análise horizontal e vertical ajuda a desenvolver estas questões, mas, desafortunadamente, raramente fornece as respostas.
...