Ciencias contábeis
Por: Thayrine Leal • 22/8/2017 • Trabalho acadêmico • 2.908 Palavras (12 Páginas) • 165 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
2.1 Planejamento Tributário.........................................................................................5
2.2 Direito Tributário....................................................................................................7
2.3 Controladoria.........................................................................................................8
2.4 Auditoria e Perícia.................................................................................................9
4 CONCLUSÃO.........................................................................................................13
REFERENCIAS..........................................................................................................14
1 INTRODUÇÃO
No mundo globalizado as informações contábeis representam um diferencial competitivo.
A informação contabilística ajuda os usuários a tomar melhores decisões financeiras.
Para Marion (1988), a contabilidade representa um instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou comunicados, que contribuem sobremaneira para tomada de decisões.
O crescimento empresarial depende da utilização de informações para se ter um controle sobre a empresa, fazendo as melhores tomadas de decisões ocasionando uma boa gestão.
Para Meigs, Johnson e Meigs (1977), as informações contábeis são úteis em todas as áreas de controle gerencial: planejamento, ação, controle e avaliação.
As informações contábeis devem estar sempre atualizadas pois tudo muda constantemente.
Beuren (2000) alerta que as abordagens funcionais da gestão da informação, como contabilidade, finanças, informática etc., têm dispersado a responsabilidade sobre a perspectiva conjunta de melhorar o volume, a qualidade e a tempestividade da geração e distribuição de informação aos diferentes tipos de usuários.
Empresas públicas e privadas geralmente têm de pagar imposto sobre as sociedades sobre os seus lucros. Em certas circunstâncias, fundações e associações devem também apresentar declarações de imposto sobre sociedades.
Imposto ou planejamento tributário é um processo que consiste em um conjunto de atos jurídicos legítimos do contribuinte, cujo objetivo é maximizar a aplicação eficiente dos recursos pelo mesmo ao negócio, através da redução da carga fiscal dentro das opções previstas por lei. Consequentemente, planejamento tributário visa prevenir, evitar ou retardar a ocorrência do fato gerador, a fim de reduzir ou adiar a carga fiscal sobre os contribuintes, tanto quanto possível de acordo com a lei. Planejamento tributário é uma atividade legítima do contribuinte, uma vez que constitui um exercício do princípio da autonomia consagrada na lei comum, e materializar as opções que a própria lei prevê.
Muitos contabilistas e auditores especializados, dependendo da organização particular para a qual trabalham. Alguns trabalham para organizações que se especializam em serviços de garantia de qualidade (melhorando a qualidade ou o contexto da informação para os tomadores de decisão) ou gestão de risco (determinando a probabilidade de uma distorção na documentação financeira). Outras organizações especializam-se em indústrias específicas, como a saúde.
Contadores públicos trabalham com documentos financeiros que os clientes são obrigados por lei a divulgar. Estes incluem formulários fiscais e declarações de balanço que as empresas devem fornecer potenciais investidores. Por exemplo, alguns contadores públicos concentrar-se em questões fiscais, aconselhando as empresas sobre as vantagens fiscais de certas decisões de negócios ou preparar declarações individuais de imposto de renda.
Este trabalho tem como objetivo abordar as áreas de Planejamento Tributário, Direito Tributário, Controladoria e Perícia e Auditoria.
O planejamento tributário é uma forma de minimizar os custos fiscais. Sucintamente, o planejamento terá de respeitar a lei de forma integral, procurando no entanto negócios jurídicos com menor ou nula tributação.
O direito tributário é o segmento do direito financeiro que define como serão cobrados dos cidadãos (Contribuinte) os tributos e outras obrigações a ele relacionadas, para gerar receita para o Estado (Fisco).
A perícia é a prova elucidativa dos fatos, já a auditoria é mais revisão, verificação, tende a ser necessidade constante repetindo-se de tempo em tempo, com menos rigores metodológicos pois utiliza-se da amostragem.
A controladoria é uma atividade e um campo do conhecimento híbrido, que recebe conceitos e conhecimentos da Contabilidade, e da Administração, sendo responsável pelo suprimento de informações aos tomadores de decisão.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 PLANEJAMENTO TRIBUTARIO
O melhor regime tributário para a empresa JCRW se em quadrar é o Lucro Presumido.
O Lucro Presumido é a forma de tributação simplificada do Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro (CSLL).
A sistemática de tributação pelo Lucro Presumido é regulamentada
...