Cienecias Contabeis
Casos: Cienecias Contabeis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: KatiaCA • 4/11/2014 • 1.484 Palavras (6 Páginas) • 243 Visualizações
PROPOSTA:
Por que uma empresa necessita de um administrador financeiro? Deverá ser abordado:
* A finalidade dos índices de liquidez
* A finalidade dos índices de atividades
* O uso e as prerrogativas da alavancagem financeira
* A consideração do risco econômico
* A consideração do risco financeiro
* Aspectos gerais do administrado
ADMINISTRADOR FINANCEIRO EM UMA EMPRESA
Vem sendo comprovado através do tempo que a sociedade depende de registros contábeis e econômico-financeiro para obter bons desempenhos quer no campo governamental, empresarial ou mesmo familiar. Hoje esses conceitos são fortes aliados aos gestores financeiros, fornecendo aos mesmos relatórios que podem ser analisados e a partir daí diagnosticar a situação financeira da empresa.
A Gestão Financeira é fundamental para que as empresas sejam bem sucedidas e sustentáveis buscando a perpetuidade, essa gestão concentra-se sobre o estudo das decisões financeiras assumidas na empresa: assim sendo antes de nos debruçarmos sobre o conceito de gestão financeira, importa claramente a definição da própria empresa.
A empresa é um agrupamento humano hierarquizado, que mobiliza meios humanos, materiais e financeiros para extrair, transformar, transportar e distribuir produtos ou prestar serviços e que atendendo a objetivos definidos por uma direção (pessoal ou colegial), faz interferir-nos diversos escalões hierárquicos as motivações do lucro e da utilidade social.
Esta definição de empresa é uma de entre as mais conhecidas.
Um dos focos principais desse estudo é abordar a Gestão financeira, suas formas, seu papel e suas áreas de decisões dentro de uma empresa.
O vasto conhecimento dessas funções, papéis e objetivos, áreas de atuação é de suma importância e quem responde por tudo isso na organização é o Gestor Financeiro. Cabe a esse profissional a responsabilidade de conhecer o mundo das finanças, pois ele utilizará esses instrumentos para a sua tomada de decisão, bem como a melhor distribuição dos recursos da empresa. Um dos objetivos fundamentais da gestão financeira é a estabilidade, no sentido de não afetação do ciclo produtivo por falta de pagamento e assegurar a capacidade de desenvolvimento, veremos no decorrer deste trabalho que o gestor financeiro conta com o apoio de recursos que desde que utilizados de forma correta e organizada servem de ferramentas de analise dos índices da situação financeira da empresa, permitindo assim ao administrador estar em condições de tomar decisões corretas no momento correto, para que dessa forma consiga atingir sua meta principal que é de alavancar a organização.
Sabendo que gestão financeira é o processo de obtenção de recursos financeiros que possibilitam á empresa atingir e manter o seu nível de atividade desejada, teremos logo a seguir neste estudo uma descrição acerca dos conceitos financeiros, através das teorias atuais.
Sabiamente, uma boa gestão de recursos financeiros reduz substancialmente as despesas financeiras. Essa deve ser a preocupação constante das empresas, pois os custos financeiros podem absorver valores significativos de sua receita operacional.
FINALIDADE DOS ÍNDICES DE LIQUIDEZ
São extraídos apenas do BP e têm como objetivo avaliar a situação financeira da empresa, ou seja, evidenciar a solidez da empresa. A corporação que tem índices de liquidez satisfatórios apresenta boas condições para pagamento de suas dívidas. Esses índices estão divididos em:
• Liquidez Imediata:
Este índice pode responder à seguinte pergunta: O volume de disponibilidade da empresa é suficiente para cobrir as obrigações em curto prazo?
Geralmente as disponibilidades não são suficientes para cobrir as obrigações de curto prazo, mesmo assim isso não é tão preocupante para a empresa. O disponível são os recursos financeiros disponíveis para a empresa, só que o que acontece é que na maioria das vezes a empresa deixa seus recursos em aplicações financeiras, que exigem certo tempo de carência, no intuito de obter maiores rentabilidades.
A fórmula aplicável para cálculo desse índice é: Disponível dividido pelo Passivo Circulante (PC) e multiplicado por 100, para se obter a percentagem.
• Liquidez Corrente
Este índice indica se a quantidade de recursos que a empresa tem no ativo circulante é suficiente para pagar as dívidas constantes no passivo circulante. O cálculo é feito dividindo-se o Ativo Circulante (AC) pelo Passivo Circulante (PC) e o resultado multiplicando-se por 100. Caso não se queira multiplicar por 100, pode-se deixar o resultado em decimais e realizar a devida interpretação do resultado.
Permite conhecer como está a liquidez da empresa em curto prazo.
• Liquidez Seca
O índice de Liquidez Seca consiste no Ativo Circulante menos os estoques e dividindo-se pelo Passivo Circulante.
A exclusão dos estoques é necessária para verificar se a empresa depende das vendas para liquidar seus compromissos.
• Liquidez Geral
O índice de Liquidez Geral consiste na divisão do Ativo Circulante somado ao Ativo Realizável em Longo Prazo pela soma do Passivo Circulante e do Exigível em Longo Prazo. Permite conhecer como está a liquidez da empresa para longo prazo.
• Liquidez Imediata
Para o cálculo do índice de liquidez imediata foram consideradas disponíveis as seguintes contas: caixa, bancos conta movimento e aplicações financeiras.
O resultado obtido foi $ 7,48. Isso significa que para cada $ 1,00 de obrigações de curto prazo, a empresa tem $ 7,48 de disponível. A situação está muito boa. Mesmo que o resultado fosse inferior a $ 1,00, não seria tão preocupante para a empresa. Visto que, esse índice compara os recursos financeiros que a empresa tem hoje, com dívidas que irão vencer geralmente em até 12 meses.
• Liquidez
...