Cimento Amianto
Dissertações: Cimento Amianto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: EduardoLaurindo • 15/9/2014 • 495 Palavras (2 Páginas) • 312 Visualizações
História
No final do século passado, o industrial austríaco Ludwig Hatshek experimentou a associação do amianto à pasta de cimento, criando assim o fibrocimento. Também conhecido como asbesto, é uma fibra mineral natural sedosa, largamente utilizada na indústria, principalmente na fabricação de telhas, caixas d’água, guarnições de freios (lonas e pastilhas) e revestimentos de discos de embreagem, vestimentas especiais, materiais plásticos reforçados, termoplásticos, massas, tintas, pisos vinílicos etc.
É conhecido e utilizado desde a Antigüidade, como reforço de utensílios cerâmicos, encontrados em escavações, mas são os romanos há quase 2.000 anos que o extraíram das minas situadas nos Alpes italianos e nos Montes Urais na Rússia.
O nome asbesto, de origem grega, significa incombustível, foi referido por Plutarco no século 70 A.C. ao pavio de lâmpadas mantidas permanentemente acesas pelas virgens vestais e ao qual se denominava asbesto ou não destrutível pelo fogo. Já amianto, palavra de origem (amianthus), significa sem mácula ou incorruptível.
Este novo produto foi aplicado a coberturas, como substituto das ardósias naturais na forma de pequenas placas de vários formatos e de reduzida espessura, oferecendo a facilidade de corte e montagem com grampos e dispensando a furação prévia.
O passo seguinte foi o desenvolvimento de uma chapa ondulada para a substituição das ardósias e das chapas metálicas, que requereriam custoso tratamento superficial e constante na manutenção.
Propriedades
As principais propriedades físico-químicas deste material, que o tornaram uma matéria-prima importante para a industria:
Alta resistência mecânica, especialmente à tração;
Além do perfil dito estrutural, as fibras de amianto uniformemente espalhadas e distribuídas no cimento, conferem ao fibrocimento alta resistência aos esforços de tração.
Incombustível;
Dada a natureza de seus constituintes, o fibrocimento não pega fogo, não produz gases tóxicos nem fumaça.
Bom isolamento térmico – resiste a altas temperaturas.
Nenhum material de cobertura existente no mercado é capaz, por si só, de propiciar conforto térmico no interior de uma edificação, principalmente em face da pequena espessura. Somente o uso de forros melhorados com o uso de ventilação e isolação, pode contribuir para amenizar o desconforto.
Boa capacidade de filtragem e de isolação elétrica e acústica.
Durabilidade e flexibilidade.
Com o resultado da união do cimento e do amianto, ambos os materiais inalteráveis, é assegurado a longa vida ao produto, sobe condições climáticas ambientais normais, dispensando, portanto, maiores custos com manutenção.
Afinidade com outros materiais para comporem matrizes estáveis.
Resistência a desgaste e a abrasão.
Impermeabilidade.
O
...