Cinza Volante
Por: Jennifer Neves • 13/10/2015 • Resenha • 694 Palavras (3 Páginas) • 580 Visualizações
referencial teórico
CINZAS VOLANTES
Cinzas volantes, conhecidas também como cinzas de combustível pulverizadas, é o material obtido através das poeiras contidas no forno pela queima de combustível como carvão nas termoelétricas. Já foi usado antigamente como aterro, porém hoje cerca de 1/3 de cinzas produzidas são usadas como aditivo no cimento Portland.
Um dos problemas ambientais encontrado foi esse, onde o consumo de usinas termoelétricas é grande e existe a necessidade da utilização dos seus subprodutos, no caso, as cinzas.
Tabela 1: Produção e Comercialização de Resíduos (1995)
[pic 1]
Fonte: Uso de Cinzas de Carvão na Construção Civil
PROPRIEDADES
São constituídas por vidro de silicato contendo alumínio, ferro e álcalis. A pequena matéria cristalina presente consiste em quartzo, mulita, silimanita, hematita e magnetita.
Seu grau de reatividade (velocidade de ganho da resistência mecânica) varia conforme sua granulometria, características da superfície e morfologia dos grãos.
Tabela 2: Tamanho dos grãos e S.E semelhante aos do cimento Portland
[pic 2]
UTILIZAÇÃO em concreto
As cinzas volantes podem ser usadas de três tipos no concreto:
- A cinza pode ser introduzida no misturador na mesma forma como cimento Portland e agregada;
- A cinza volante pode ser moída com o clinquer Portland ou misturada com cimento;
- Como matéria-prima na fabricação do cimento Portland.
Um dos meios de transferência de calor seria convecção. Onde usa-se o exemplo clássico o ar-condicionado, um fluido aquecido diminui sua densidade e sobe, e o fluido resfriado tende a descer, assim gerando uma corrente gerada por convecção.
TIPOS DE CIMENTO
CP-I – Cimento Portland Comum: cimento puro, sem modificação. Utilizada em serviços de construções onde não são exigidas propriedades especiais.
CP-II – Cimento Portland Composto: Existem o CP-II Z, CP-II-E e o CP-II-F. O Tipo II-Z apresenta pozolanas, muito indicado para fossa séptica, porque seu concreto é resistente a ácidos. Cimento II-E apresenta escória de alto-forno (resíduo da produção de ferro nas siderúrgicas), serve para pisos, lajes e pilares. O II-F tem material carbono (sobras de produtos queimados), serve para piso e tijolos de solo-cimento.
CP-III – Cimento Portland de Alto-Forno: menos poroso e mais durável, e aguenta melhor em ambientes agressivos. Usado em fundações, peças de grandes dimensões e barragens.
CP-IV – Cimento Portland Pozolânico: possui a cinza de carvão ou argila queimada e é pouco poroso. Uso mais vantajoso em obras expostas à ação de água corrente e ambiente agressivo.
VANTAGENS
O uso de concreto com cinzas volantes, ou “Fly Ash”, ajudam na redução de emissão de dióxido de carbono. O concreto se torna mais durável, tendo assim uma economia de energia, espaço e materiais, pois houve menos restos de concreto criados.
Seus efeitos sobre o concreto:
- Calor de hidratação menor e melhor distribuído
...