Circuitos Elétricos LED
Artigos Científicos: Circuitos Elétricos LED. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabscostta_ • 27/11/2014 • 2.056 Palavras (9 Páginas) • 366 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA
Relatório da Prática no Laboratório de Circuitos Elétricos I
Manaus – AM
2014
AUTORES (BANCADA 02)
Dheniffer Bastos de Souza - 1115180330
Fabrine de Lira Jacinto - 1115090084
Gabriela Gaspar da Costa - 1115090070
Rodolfo Litaiff Junior - 1215180058
Prática 9: Indutor. LED
Manaus – AM
2014
LISTA DE FIGURAS
Figura 1: Circuito 1 da experiência
Figura 2: Circuito 2 da experiência
Figura 3: Multiteste utilizado
Figura 4: Resistores e LEDs utilizados na 1ª parte do experimento
Figura 5: Circuito 1 montado
Figura 6: Valor da resistência em R1 e R2
Figura 7: Um dos resistores sendo medido
Figura 8: Fonte setada em 10 V
Figura 9: Circuito 1 pronto para receber tensão
Figura 10: Circuito 1 com os LEDs acesos
Figura 11: Tensão de 1,94 V lida no LED 1
Figura 12: Corrente de 17,01 mA no LED 1
Figura 13: Corrente de 16,55 mA no LED 2
Figura 14: Circuito 2 montado
Figura 15: Esquema de medição no circuito 2.
Figura 16: Gráfico
INTRODUÇÃO
Este relatório consiste em mostrar a experiência número 9 (nove) denominada “Indutor.LED realizada no laboratório B13 no dia 27 de maio de 2014. Para a prática deste experimento foram necessários fundamentos em conhecimento teórico sobre indutor e cuidados para manusear os diodos. Tais resultados serão apresentados através de tabelas e figuras.
2.OBJETIVOS
Gerais
Esta experiência tem o objetivo de realizar dois ensaios: primeiramente utilizando dois diodos e em seguida, o indutor. Para isso usufruímos dos mesmos equipamentos de sempre: multímetro, fonte de alimentação, resistores, protoboard, cabos de ligação e, de novidade, diodos e indutor.
Específicos
Conferir os valores dos resistores distribuídos e arrumá-los em série com os diodos (cada par resistor-diodo em paralelo) e calcular a tensão e a corrente que passa no circuito. Em seguida, montar um circuito RL conforme solicitado pelo professor e utilizar o valor medido da resistência para calcular a constante de tempo e a corrente no Indutor em regime estacionário.
REFERENCIAL TEÓRICO
Indutores
Introdução
Os indutores são dispositivos elétricos passivos que tem a capacidade de armazenar energia na forma de campo magnético. São bobinas feitas para introduzir quantidades específicas de indutância em um circuito elétrico.
A indutância é a grandeza física dos indutores, cujo símbolo é a letra L, e é dada em Henry (H). Ela depende das propriedades magnéticas do núcleo da bobina e pode ser calculada pela equação abaixo, onde N é o número de espiras, µ é permeabilidade do núcleo, A é a área da seção reta do núcleo em m2 e l é o comprimento do núcleo em metros.
L=〖(N〗^2µA)/l
A construção dos indutores consiste geralmente em uma bobina de material condutor como o cobre e um núcleo de material ferromagnético. São usados para formar um transformador, são usados em processamento de sinais e circuitos analógicos pela habilidade de alterar sinais de corrente alternada (AC) e também são usados principalmente como filtro passa baixa para rejeição de altas frequências. Quando presentes em um circuito, ao receberem corrente elétrica variável, induzem uma voltagem no seu material condutor de sentido contrário a passagem da corrente.
Tipo de Indutores
Diferente dos capacitores, os indutores não são ideais. Na prática, todo indutor além da indutância apresenta características de um resistor e capacitor: a resistência do material do fio e a capacitância entre as espiras. Por representação, um circuito equivalente é a solução como ilustrado na figura 1.
Figura 17: Circuito Equivalente de um Indutor
Fonte: Robert L. Boylestad. Introdução à Análise de Circuitos, 5ª ed.
Assim como os capacitores, os indutores também podem ser divididos em fixos e variáveis.
...