Ciência Política
Casos: Ciência Política. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 401512 • 5/10/2014 • 455 Palavras (2 Páginas) • 211 Visualizações
1- Na ciência política o poder é um fator essencial para o entendimento das relações entre Estado e a Sociedade. Descreva e explique os quatro elementos que supõe o poder.
Sujeito: pode ser um indivíduo, um grupo ou uma organização que exerce o poder.
Objeto: pode ser um indivíduo, um grupo ou uma organização sobre o qual o poder é exercido.
Meio: pode ser um bem ou recurso que o sujeito utiliza para exercer poder sobre o objeto.
Fim: é o objeto ou finalidade com que o poder é exercido pelo sujeito sobre o objeto.
2- Identifique as diferenças entre poder político, poder econômico e poder ideológico.
Poder Político: o poder político se baseia na posse dos instrumentos mediante os quais se exerce a força física.
Poder econômico: o poder econômico é exercido por aquele que tem abundância de bens, ou seja, se vale da posse e é capaz de determinar o comportamento de quem esta na escassez oferecendo – lhe algum tipo de trabalho.
Poder ideológico: o poder ideológico é aquele em que os valores são difundidos sobre as idéias formuladas ou emitidas em certas circunstâncias, por uma pessoa revestida de autoridade, por algum meio sobre os comandados.
3- O caráter universal, inclusivo e exclusivo do poder do Estado não impede de exercer diferentes funções por diferentes instituições. Montesquieu propõe separar as funções diferentes em corpos distintos dentro do mesmo Estado. Cite e explique as funções descritas por Montesquieu.
Função legislativa: refere-se à prerrogativa de instituir as normas e o ordenamento jurídico que regem as relações dos cidadãos entre si e destes com o Estado.
Função executiva: exerce por meio de um conjunto de instrumentos administrativos e coercitivos tendo em vista assegurar o cumprimento das normas.
Função judiciária: diz respeito à prerrogativa de julgar a adequação, ou inadequação, dos casos e atos particulares às normas gerais.
4- O pensamento Liberal e o Pensamento Marxista são dois fundamentos teóricos da ciência política que possibilitam explicar o mundo em que vivemos e orientam a ação dos indivíduos e dos grupos políticos nas sociedades contemporâneas. Complete o quadro abaixo com as características de cada um deles.
Pensamento Liberal Pensamento Marxista
Igualdade e liberdade Reconhecimento das relações sociais baseadas nas relações econômicas (modo de produção)
Separação entre o Estado e a sociedade civil, e a esfera pública da esfera privada Faz crítica à sociedade capitalista e propõe o socialismo como alternativa de organização da sociedade
Lógica sobre o direito liberdade e o direito da propriedade Compreende as relações de produção (classes sociais, a lógica capitalista e suas conseqüências)
Função do Estado é de garantir a segurança, a liberdade e a propriedade dos indivíduos
...