Ciência política
Ensaio: Ciência política. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: valgrave13 • 28/9/2014 • Ensaio • 2.243 Palavras (9 Páginas) • 191 Visualizações
ESTUDO DIRIGIDO PARA FIXAÇÃO DE CONTEÚDO - AVI
1. Qual o foco de estudo da ciência política?
A ciência política tem o intuito de analisar os vários aspectos que envolvem o funcionamento das instituições responsáveis pela sociedade: Estado, Governo, Democracia, Legitimidade, Poder.
Pode-se dizer que a Ciência Política é um saber operativo, um instrumento que auxilia na intervenção da realidade que analisamos. Ela nos possibilita a explanar a complexidade que envolve o Estado, o poder, a política, a democracia e o direito (e suas consequências para Sociedade).
2. Quais as acepções do termo Política?
O termo política é derivado do grego antigo politeía, que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-estado. Para Maquiavel: A política é a arte de conquistar, manter e exercer o poder sobre o governo. Pode se dizer que a política é a ciência moral normativa do governo da sociedade civil.
3. Como podemos definir o discurso político?
É um texto argumentativo, fortemente persuasivo, alicerçado por pontos de vista do emissor e por informações que traduzem valores sociais, políticos, religiosos e outros.
4. Como podemos definir o Poder?
Capacidade de submeter a vontade de alguém ou a capacidade de decisão sobre o outro.
5. O que é poder político?
É uma força nascida da vontade social, destinada a conduzir o grupo na obtenção do bem comum, sendo necessário, impor aos membros do grupo determinadas atitudes.
6. Qual a finalidade do discurso político?
Tem por finalidade a persuasão do outro, quer para que a sua opinião se imponha, quer para que os outros o admirem. Para isso, necessita da argumentação, que envolve o raciocínio, e da eloquência da oratória, que procura seduzir recorrendo a afetos e sentimentos.
7. Defina retórica política.
É uma dinâmica de comunicação dos atores políticos, ou seja, a razão ideológica de identificação imaginaria da verdade política.
8. Conceitue Estado.
É uma figura abstrata criada pela sociedade. Também podemos entender que o Estado é uma sociedade, política criada pela vontade de unificação e desenvolvimento do homem, com intuito de regulamentar e preservar o interesse público.
9. Como podemos definir sociedade política?
É organização determinada de normas de direito positivo, hierarquizada na forma de governantes e governados, que tem por finalidade o bem público.
10. Porque o Estado?
Originou-se da vontade de preservação desse interesse ou bem comum posto que a sociedade natural não detinha os mecanismos (regulamentação) necessários para promover a paz e o bem estar de seus membros. A única forma de preservação do bem comum foi a delegação de poder a um único centro: o ESTADO.
11. Quais são os elementos constitutivos do Estado?
Governo = apto a ordenar o conjunto das relações sociais.
Povo = expresso primariamente por todos os que se encontram albergados sob sua tutela;
Território = espaço primaz sobre o qual esse poder é exercido;
E um atributo: Soberania = qualidade inerente à sua própria institucionalização.
12. Defina Estado na acepção moderna.
É uma ordenação que tem por fim específico e essencial a regulamentação global das relações sociais entre os membros de uma dada população, sobre um dado território, na qual a palavra ordenação expressa a ideia de poder soberano institucionalizado.
13. Conceitue sociedade.
Sociedade é um conjunto de indivíduos que partilham uma cultura com as suas maneiras de estar na vida e os seus fins, e que interagem entre si para formar uma comunidade.
14. Conceitue Governo.
Refere-se à gestão ou à administração cotidiana dos negócios públicos.
É expresso pelo conjunto de princípios, normas, aparato técnico-administrativo e ações que, sob diferentes fundamentações, sistemas e formas, orientam e condicionam a vida social.
15. Conceitue Povo.
É a população do Estado, considerada pelo aspecto puramente jurídico. É o grupo humano encarado na sua integração numa ordem estatal determinada; é o conjunto de indivíduos sujeitos às mesmas leis, são os súditos, os cidadãos de um mesmo Estado, detentores de direitos e deveres.
16. Conceitue Nação.
É um grupo de indivíduos que se sentem unidos pela origem comum, pelos interesses comuns, e principalmente, por ideias e aspirações comuns. É uma comunidade de consciência, unida por um sentimento complexo, indefinível e poderosíssimo: o patriotismo.
17. Defina território.
É a base física, a porção do globo por ele ocupado, que serve de limite à sua jurisdição e lhes fornece recursos materiais. O território é o pais propriamente dito e, portanto, país não se confunde com povo nem nação, e não é sinônimo de Estado, do qual constitui apenas um elemento. O território estabelece a delimitação da ação soberana do estado.
18. Diferencie a propriedade privada do Estado de Hobbes para o de Locke.
No Estado Absolutista de Hobbes, o próprio nome já diz, o Estado é absoluto, ele é soberano acima de qualquer coisa ou de quem quer que seja. O Estado deve fazer o que achar melhor em prol da sua razão de existência (Razão de Estado). Se ele achar melhor que deva retirar a propriedade privada das mãos de alguém ele o fará, pois o interesse maior é o do Estado, sendo assim a propriedade também é dele. O Estado apenas concede o uso da propriedade ao indivíduo. Nesse caso o indivíduo só tem a posse, a concessão de uso, da propriedade, mas ela pertence ao Estado, ele tem o domínio sobre a propriedade. A propriedade privada existe, mas sob a tutela do Estado. No Estado de Locke, o Estado age apenas como um árbitro, imparcial, para resolver questões de direitos violados. Ele reconhece que os indivíduos possuem direitos inalienáveis e imprescritíveis anteriores à existência do próprio Estado (leis naturais). Por isso, a função desse Estado
...