Ciências Contabeis
Trabalho Escolar: Ciências Contabeis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jainemarques • 29/4/2014 • 2.648 Palavras (11 Páginas) • 283 Visualizações
1 INTRODUÇÃO 3
No atual cenário econômico, as empresas devem estar atentas a todos os fatos que ocorrem no mundo corporativo, devem procurar uma forma de gestão que auxiliem a tomada de decisão. O orçamento empresarial é uma das peças fundamentais que as
organizações devem realizar, visto que, uma projeção resulta na expectativa de resultados positivos com relação ao mercado em que atua.
Ao utilizar o orçamento, a empresa terá resultados impactantes, pois suas bases estão diretamente ligadas às raízes da contabilidade, portanto, sem o auxilio das informações contábeis, não conseguirá realizar seu orçamento. Para que se possa utilizar desta ferramenta, é essencial que as organizações tenham uma estrutura compatível, ou seja, um sistema de informações integrado com todos os departamentos da empresa e de pessoas dedicadas para esse objetivo. Lembrando, que ao realizar um orçamento empresarial a empresa consegue administrar as questões impostas pela legislação fiscal, prevendo quais seriam os valores a destinar aos órgãos competentes.
O orçamento como ferramenta de gestão, as organizações conseguem elaborar estratégias de vendas, projetar metas de resultado, fazer orçamento de compras, controlar periodicamente suas despesas, controlar seu fluxo de caixa e traçar metas futuras, percebe-se que é extremante fundamental utilizar esta ferramenta. Segundo
Zdanowicz (1984), no processo da implantação do orçamento empresarial, os gestores devem elaborar um programa com os passos a serem seguidos, com normas e procedimentos, para que se simplifique o processo. Assim com um conjunto de tarefas sendo executadas, irão alimentar as peças do orçamento.
2 DESENVOLVIMENTO 4
1. O Conceito de Orçamento esua importância na organização:
A. Conceito de Orçamento: são os planos de curto prazo (um ano), baseados nas estruturas empresariais existentes ou já programadas, e obedece à estrutura informacional contábil.
B. As vantagens do Orçamento para a Organização: são inúmeras as vantagens do orçamento. As principais podem ser:
- Compele os administradores a pensar adiante por meio da formalização de suas responsabilidades no orçamento;
- Fornece expectativas definidas que representam a melhor estrutura para o julgamento do desempenho subsequente;
- Ajuda os administradores na coordenação de seus esforços, de tal forma que os objetivos da organização como um todo são confrontados com os objetivos de suas partes.
C. Citar os principais tipos de Orçamento:
Os tipos de Orçamento são: orçamento ajustado ou forecast, orçamento flexível, orçamento contínuo ou rolling, orçamento base zero (OBZ) e Balanced Scorecard (BSC) e gestão custo por atividades (ABM/ABC), Beyond budgeting e controle matricial e orçamento de tendências.
. Orçamento-Mestre e sua divisão:
Conceito de Orçamento Mestre e sua divisão(Orçamento Operacional e Financeiro).
Orçamento-mestre é uma análise extensiva do primeiro ano do plano de longo prazo. Um orçamento-mestre resume as atividades planejadas de todas as subunidades de uma organização - vendas, produção, distribuição e finanças. O orçamento-mestre quantifica as metas de vendas, os direcionadores de custos de atividade, as compras, a produção, o lucrolíquido, o saldo de caixa e todos os outros objetivos que a gestão especificar.
Descreva quem utiliza o Orçamento Mestre, de que forma e para que?.
O Orçamento-mestre é utilizado pelos gestores para acompanhar os resultados e se as metas orçamentárias estão sendo cumpridas de acordo com os objetivos traçados pela organização.
3. Orçamento Operacional e Financeiro; Conceito de Orçamento Operacional e contextualização: é o orçamento baseado em atividades, controlando despesas e verificando os processos produtivos.
Conceito de Orçamento Financeiro e contextualização: é o orçamento que controla gastos e confronta-se com as previsões de vendas, estabelecendo uma perspectiva de análise de viabilidade financeira, com abordagens de retorno e risco.
A importância da Tributação para a Elaboração do Orçamento Operacional:
Dentre os vários tipos de orçamento, existe um modelo de orçamento denominado
“Orçamento de Encargos Tributários” onde se encontram demonstrados os valores que incidem sobre, por exemplo, as saídas de produtos fabricados e compras de matérias-primas adquiridas pela empresa, conforme afirmado por Fernandes (2005, p.46). Ele está diretamente ligado aos orçamentos de vendas e aos orçamentos de matérias-primas.
As alíquotas dos impostos recolhidos pelas empresas são definidas através da análise tributária, visto que as mesmas podem variar de acordo com o enquadramento em que se encontram. As alíquotas de tributação variam de acordo com as atividades exercidas pelas empresas, ouseja, de acordo com o tipo de produtos e/ou serviços que as mesmas comercializam ou produzem, etc. Observando as peculiaridades de cada empresa, as mesmas deverão enquadrar-se entre os seguintes tipos de tributação: “Lucro real”, “Lucro Presumido” e “Simples Nacional”.
Para que uma empresa acerte na escolha do tipo de tributação incidente sobre suas
operações, vários fatores deverão ser observados, dentre eles: sua receita anual, suas atividades operacionais, etc. O Centro de Orientação, Atualização e Desenvolvimento Profissional (COAD, 2008), através de seus periódicos, define os três tipos de tributação adotados pelas empresas como sendo:
Lucro Real: É o Lucro Líquido do período de apuração ajustado pelas adições,
exclusões ou compensação previstas ou autorizadas na legislação e corresponde à base de cálculo do imposto devido pelas pessoas jurídicas.
Lucro Presumido: É o imposto que abrange aquelas pessoas jurídicas não obrigadas à apuração do lucro real. Este apura de forma simplificada a base de cálculo do Imposto de renda (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Neste regime, a apuração do IRPJ e da CSLL ocorre no encerramento de cada trimestre e o recolhimento dos valores devidos
...