Ciências Contábeis - 6º Período
Dissertações: Ciências Contábeis - 6º Período. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AdmilsonSilva • 29/9/2013 • 378 Palavras (2 Páginas) • 333 Visualizações
Etapa 1: Conceitos básicos aplicados a área de custo.
Passo 1 – Leitura
Passo 2 – Terminologias aplicado à Contabilidade de custos
Custo – gasto relativo à bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. O custo é também um gasto, só que reconhecido como tal, isto é, como custo, no momento da utilização dos fatores de produção (Bens e Serviços), para a fabricação de um produto ou execução de um serviço.
Exemplo: a matéria-prima foi um gasto em sua aquisição que imediatamente se tornou investimento, e assim ficou durante o tempo de sua Estocagem; no momento de sua utilização na fabricação de um bem, surge o Custo da matéria-prima como parte integrante do bem elaborado. Este, por sua vez, é de novo um investimento, já que fica ativado até sua venda.
Despesa - bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para obtenção de receita.
Exemplo: A comissão do vendedor, por exemplo, é um gasto que se torna imediatamente uma.
Perda - Bem ou serviço consumidos de forma anormal e involuntária.
Exemplos: perdas com incêndios, obsoletismo de estoques etc.
Classificação de Custos diretos e indiretos, custos fixos e variáveis
Custos diretos e indiretos
Custos Diretos - É todos os custos que se consegue identificar com as obras, do modo mais econômico e lógico.
Exemplos de custos diretos: Matéria-prima, embalagens, materiais de consumo, mão-de-obra etc.
Custos Indiretos - São todos os outros custos que dependem do emprego de recursos, de taxas de rateio, de parâmetros para fazer essa apropriação.
Exemplos de custos indiretos: Energia elétrica da fábrica, água consumida na fábrica, lubrificantes das máquinas, salários dos supervisores ou gerentes da fábrica etc.
Custos fixos e variáveis:
Custos fixos – São os custos incorridos para se fabricar o produto (bem ou serviço), que não têm relação com a quantidade produzida, ou seja, seu valor não varia mesmo que se produza mais ou menos bens ou serviços. Ex.: Aluguel da fábrica, manutenção, limpeza da fábrica etc.
Custos variáveis – São custos que variam conforme a produção. Uma maior quantidade produzida implica em maiores custos, assim como uma menor quantidade produzida implica em uma redução dos custos. Ex.: Matéria-prima, mão-de-obra, energia elétrica da fábrica etc.
Referência Bibliográfica
Leone, George Sebastião Guerra. Custos: planejamentos, planejamento, implantação e controle- 3. Ed.- 5. reimpr.- São Paulo: Atlas, 2008.
MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. 10ª ed. São Paulo: atlas, 2010.
...