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Classicismo

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Por:   •  19/8/2014  •  Tese  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  427 Visualizações

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Em Arte, o Classicismo refere-se ao mundo antigo, geralmente à valorização da Antiguidade Clássica como padrão por excelência do sentido estético, que os classicistas pretendem imitar a arte feudal. A arte classicista procura a pureza formal, o equilíbrio, o rigor ou, segundo a nomenclatura proposta por Friedrich Nietzsche: pretende ser mais apolínea que dionisíaca.

Alguns historiadores de arte, entre eles Giulio Carlo Argan, alegam que na História da arte concorrem duas grandes forças, constantes e antagônicas: uma delas é o espírito clássico, a outra, o romântico. As três grandes manifestações classicistas da Idade Moderna europeia são o Renascimento, Humanismo e o Neoclassicismo. O termo clássico também serve para designar uma obra ou um autor depositários dos elementos fundadores de determinada corrente artística.

A arte renascentista, por conta de seu contexto histórico, será impulsionada por grande explosão de vida e confiança no ser humano. Por isso, as manifestações artísticas desse período são marcadas pela visão antropocêntrica, que evidenciará a beleza do corpo humano na pintura e na escultura

Individualismo

Universalismo

Racionalismo

Antropocentrismo

Neoplatonismo

Nacionalismo

Paganismo

Predomínio da razão

Influência da cultura greco-romana

Fusionismo: mitologia pagã e cristã

Simplicidade, clareza e concisão

Equilíbrio, harmonia e senso de proporção (rigor e perfeição formal)

Mimese (imitação da Natureza: Aristóteles)

Soneto (2 Quartetos e 2 Tercetos)

Versos com até dez sílabas métricas (estilo doce novo e Medida nova)

Rimas consoantes, por vezes até ricas

Os escritores classicistas retomaram a idéia de que a arte deve fundamentar-se na razão, que controla a expressão das emoções. Por isso, buscavam o equilíbrio entre os sentimentos e a razão, procurando assim alcançar uma representação universal da realidade, desprezando o que fosse puramente ocasional ou particular. Os versos deixam de ser escritos em redondilhas (cinco ou sete sílabas poéticas) – que passa a ser chamada medida velha – e passam a ser escritos em decassílabos (dez sílabas poéticas) – que recebeu a denominação de medida nova. Introduz-se o soneto, 14 versos decassilábicos distribuídos em dois quartetos e dois tercetos. A literatura se enriquece com a incorporação de muitas palavras latinas. Luís Vaz de Camões foi o mais importante poeta do classicismo português, sendo sua maior obra, Os Lusíadas, a maior epopeia já escrita em português.

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