Classificação de atividades Recreativas
Relatório de pesquisa: Classificação de atividades Recreativas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: halinec • 17/9/2014 • Relatório de pesquisa • 4.977 Palavras (20 Páginas) • 826 Visualizações
Recreação
POSTURA DO RECREADOR
Estar sempre disposto e motivante;
Sorrir verdadeiramente;
Transmitir confiança;
Ser um RELIZADOR;
Retirar de uma situação negativa ou não esperada o melhor, o mais belo e o mais iluminado da própria;
Se fazer ouvir;
Ser claro com as palavras;
Estar sempre a frente de qualquer situação e ANTECIPAR;
Planejar sempre com antecedência.
Classificação de atividades Recreativas
O objetivo da classificação das atividades recreativas além da padronização, é evidenciar a funcionabilidade dessas atividades dentro de uma programação ou de um programa de lazer e recreação.
Para escolhermos uma determinada atividade para fazer parte da nossa programação, é necessário que saibamos suas características e classificações. De acordo com os objetivos aos quais nos propomos alcançar, escolhemos uma determinada atividade recreativa.
Vejamos o que alguns como alguns autores classificam as atividades recreativas:
Segundo Ferreira, Vanja. Educação Física - Recreação, Jogos e Desportos; 2003.
Classifica as atividades em:
Grandes jogos - grande números de participantes. Difícil se ser dominado;
Pequenos jogos - extraem dos participantes características individuais como: velocidade, destreza, força;
Revezamento ou Estafetas - constitui-se pelo revezamento dos participantes para a realização de tarefas. É uma atividade em grupo que preza pelas potencialidades individuais. Indicado para a infância. Jogos combinados (exigem mais de uma aptidão física), correr, saltar, giro;
Aquáticos - jogos realizados dentro da água, com excelente valor terapêutico por diminuir o impacto causado pelo solo;
Jogos sensoriais - utilizam os sentidos (tato, visão, audição, etc). esses jogos desenvolvem o pensamento, diminui a tensão;
Jogos Sociais de Mesa - jogos que são realizados na mesa, com caráter educativo, sem estimular os jogos de azar;
Quanto à Faixa Etária as Recreações podem ser:
Adulta - para maiores de 18 anos;
Infanto-juvenil - para crianças de 8 a 12 anos;
Juvenil - para Jovens acima de 12 anos;
Infantil - para crianças até os 7 anos;
Mista - para várias faixas etárias - como pais e filhos juntos;
Terceira Idade ou Idade Especial - para idosos.
Quanto ao Local:
Jogos de Campo - com bolas, jogos de correr, jogos de agilidade;
Jogos de Salão - Sensoriais, motores, psíquicos (intelectuais e afetivos) para dias de chuva.
Jogos quanto à dificuldade de execução:
Pequenos - duração pequena e de regras fáceis e flexíveis - combinadas;
Grandes - duração de 10 a 20 minutos com as primeiras regras preestabelecidas - preparam para os desportos e destina-se para alunos de 4ª série em diante.
Quanto à participação nas Atividades Físicas:
Ativa;
Moderada;
Calma;
Quanto ao espaço as Recreações podem ser Internas e Externas:
Internas:
Salas de Festas; Ginásios Esportivos; Salas de Ginásticas, Salas de Musculação; Salas de Danças Modernas ou Clássicas; Salas de Música; Salas de Leitura; Salas de Projeção; Piscinas Térmicas, Saunas, Duchas; Salões de Jogos - sinuca, bilhar, tênis de mesa, totó, bilhar, boliche etc; Salões de Jogos de Mesa - buraco, biriba, paciência, xadrez, dama etc; Estandes Fechados - tiro ao alvo e arco e flecha; Sala de Jogos Eletrônicos.
Externas:
Campos - Futebol, beisebol, golfe etc; Quadras poliesportivas - esportes individuais e coletivos; Playgrouds infantis; Piscinas; Pátios para comemoração de datas espaciais; Pistas de Atletismo; Hortos com pistas diversas, quadras, lagos, ciclovias etc.
Códigos de Silêncio
Códigos do silêncio são técnicas de domínio de grupo. Quando trabalhamos com recreação, é muito importante que você tenha domínio do grupo que participará de suas atividades. Para isso, os recreadores criam algumas técnicas e utilizam algumas já existentes. Sugerimos que sejam utilizadas estas técnicas para obter silêncio do grupo, para que se possa explicar a atividade ou dar um recado importante. Segue uma lista destas técnicas com um breve explicativo de cada uma.
Simon diz - trata-se de uma brincadeira onde o recreador irá dizer algo para que os participantes façam. Os participantes só deverão fazer o que se pede caso o recreador diga SIMON DIZ. Exemplo: o recreador diz: SIMON DIZ: mãos na cabeça! E assim todos os participantes deverão colocar suas mãos na cabeça. Quem não o fizer, erra a brincadeira. Será considerado erro quando o participantes fizer o que se pede se que o recreador diga SIMON DIZ. Para chegar ao código do silêncio, devemos fazer a brincadeira e no decorrer devemos dizer: SIMON DIZ: ficar em silêncio! Quem falar ou fizer sons, automaticamente estará errando.
Olha a bomba - quando o recreador disser: olha a bomba!!! Todos os participantes terão que representar o barulho da bomba dizendo: ôôôôôô Bum! E ficar em silêncio após o Bum de explosão.
TEMAS PARA FESTAS RECREATIVAS
Festa da PAZ MUNDIAL: Cada convidado deve caracterizar um país, trazendo consigo seus costumes e crenças. Na festa cada um deve tentar trocar idéias sobre o país escolhido pelo outro e durante a festa todos devem participar de danças folclóricas que devem
...