Cognatos E Falsos Cognatos
Artigos Científicos: Cognatos E Falsos Cognatos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nane_santos • 21/8/2014 • 456 Palavras (2 Páginas) • 480 Visualizações
1. O autor Stephen Covey nos diz que a vida não simplesmente “acontece”, mas são nossas escolhas que projetam nossa existência. Ele diz que cada um de nós escolhe, por exemplo, a felicidade (HAPPINESS). Este é um substantivo formado a partir de um adjetivo com o acréscimo do sufixo -NESS. Como se diz FELIZ em inglês? Localize nessa parte do texto outros dois exemplos de formação de substantivo pelo mesmo processo.
R: Feliz em inglês é HAPPY.
Outros exemplos: decisiveness (determinação) = decisive (decidido) + sufixo ness
sadness (tristeza) = sad (triste) + sufixo ness
2. No primeiro parágrafo do texto, para reforçar a ideia da possibilidade de escolha que cada um tem, o autor usa pares de palavras com sentidos opostos. Quais são essas palavras e o que significam?
R: happiness and sadness (felicidade e tristeza)
decisiveness and ambivalence (determinação e ambivalência)
success and failure (sucesso e fracasso)
courage and fear (coragem e medo)
3. Os adjetivos PROACTIVE e REACTIVE têm em comum, além do sufixo, o fato de terem sido originados de um mesmo verbo. Que verbo é esse e o que significa?
R: activate (ativar)
4. Qual é a diferença entre uma pessoa proativa e uma reativa, segundo o autor?
Você acha que os prefixos (partículas gramaticais acrescidas no início de uma
palavra) PRO- e RE- ajudam a criar essa ideia?
R: Segundo o autor, a pessoa proativa assume as responsabilidades pra si, não culpando elementos exteriores. Já os reativos colocam a culpa de seus comportamentos em fontes externas.
Sim. Os prefixos ajudam a criar essa ideia pois “pro” significa “posição em frente - anterioridade”, ou seja, quem toma a frente, quem tem atitude. enquanto que o prefixo “re” significa “recuo, retrocesso”, ou seja, quem não se posiciona, fquem fica para trás.
5. O que significa a expressão “on the other hand” e por que está sendo usada nesse texto?
R: Significa “por outro lado”, “por sua vez”. Está sendo usado para colocar um termo (proactive people) em contrapartida ao outro (reactive people).
6. O autor comenta uma crença comum das pessoas reativas: “Reactive people believe they are not responsible for what they say and do - they have no choice.” Elabore uma boa tradução dessa frase. Depois, a partir da palavra que significa escolha, encontre no dicionário o verbo escolher.
R: Pessoas reativas acreditam que não são responsáveis pelo que dizem e fazem – eles não tem escolha.
Escolher = choose
7. Na segunda linha do 1º parágrafo, bem como na segunda linha do 2º parágrafo, encontramos exemplos de falsos cognatos. Identifique as duas palavras e procure no dicionário o significado adequado para o texto.
R: designed = projetado
...