Coleta Seletica Na Industria
Casos: Coleta Seletica Na Industria. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Cristiane0502 • 22/3/2015 • 2.381 Palavras (10 Páginas) • 243 Visualizações
BRUNO SCHMITZ
EDVALDO WILBERT
FABIANO SALVARO
GRASIANI FACHINI
SERGIO DOS REIS
COLETA SELETIVA NA INDÚSTRIA
Jaraguá do Sul
2014
BRUNO SCHMITZ
EDVALDO WILBERT
FABIANO SALVARO
GRASIANI FACHINI
SERGIO DOS REIS
COLETA SELETIVA NA INDÚSTRIA
Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem III apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial, utilizado como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão da Produção Industrial.
Orientador: Profa. Adriana Gaedke Afonso
Jaraguá do Sul
2014
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVO GERAL
Realizar um estudo e aplicação para que, de maneira correta e organizada possa se fazer a coleta seletiva de resíduos gerados em um setor da indústria.
2.1.1 Objetivos Específicos
• Identificar o formato atual de coleta utilizado;
• Instruir e conscientizar os colaboradores quanto à separação correta dos resíduos, não somente no local trabalho como em suas casas;
• Organizar através deste estudo o layout correto para distribuição correta dos coletores conforme o lixo gerado em cada local do setor;
• Evitar, através da separação correta que o volume de materiais para aterro sanitário seja menor diminuindo custos.
3. JUSTIFICATIVA
Nos dias atuais com a grande preocupação em relação ao destino do lixo gerado pelas empresas se percebe a necessidade de uma coleta seletiva eficiente a fim de, reciclar o máximo possível dos resíduos gerados e diminuir os custos dos materiais que serão destinados aterros sanitário ou que ocasionaram custos para este descarte. Além disso, o material corretamente separado como plásticos e papéis podem ser revendidos. Esta prática servira também para a vida pessoal fora da empresa de cada profissional, levando esse conceito ecológico para a sociedade em geral.
“Só em 2012, 64 milhões de toneladas de lixo foram produzidas nas residências e nas empresas brasileiras. Boa parte desses resíduos, contudo, poderia ter sido reaproveitada ou reutilizada. O descarte inadequado e as consequências disso prejudicam o meio ambiente e a própria população, principalmente aquela que vive próximo aos aterros sanitários e aos famosos lixões.”
(Conforme Home Page - Metropolitana.com. br , acesso em 21/03/14).
4. PROBLEMA
Como se trata de uma prática teoricamente recente nas instituições e levianamente praticada pelos cidadãos em geral, tem-se como desafio a conscientização das pessoas sobre a necessidade de fazer esta separação e que seja uma prática rotineira, inteligente, para benefício de todos e não apenas sendo uma obrigação ou regra da empresa. Contudo surge o desafio se será possível fazer uma coleta seletiva eficaz?
“Segundo Leripio (2004), somos a sociedade do lixo, cercados totalmente por ele, mas só recentemente acordamos para este triste aspecto de nossa realidade. Ele diz ainda que, nos últimos 20 anos, a população mundial cresceu menos que o volume de lixo por ela produzido. Enquanto de 1970 a 1990 a população do planeta aumentou em 18%, a quantidade de lixo sobre a Terra passou a ser 25% maior.”
5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A questão ambiental trata-se de um dos temas pertinentes nas indústrias atualmente, sendo levado muito a sério pelos empresários e tratado como um compromisso dentro das instituições. Uma empresa hoje que presa pelas questões ambientais esta agregando valor ao seu produto perante seu cliente e ainda educando seus colaboradores, agindo em beneficio a comunidade em torno da empresa.
Só em 2012, 64 milhões de toneladas de lixo foram produzidas nas residências e nas empresas brasileiras. Boa parte desses resíduos, contudo, poderia ter sido reaproveitada ou reutilizada. O descarte inadequado e as consequências disso prejudicam o meio ambiente e a própria população, principalmente aquela que vive próximo aos aterros sanitários e aos famosos lixões.
(Conforme Home Page- http://www.metropolitana.com.br/blog/transportec/gerenciamento-lixo-empresa, acesso em 21/04/2014).
5.1 Tipos de resíduos
Cada empresa, dependendo do ramo de atuação gera tipos diferentes de resíduos que podem ser de várias origens como: Seco, molhado, orgânico, inorgânico, radioativo, industrial entre outros. Para cada tipo desses existem normalmente técnicas para realizar a gestão correta.
Um ponto muito importante é a reutilização ou reciclagem desses resíduos e ela dever ser feita já nas empresas evitando desta forma despesas com transporte e despejo de resíduos em aterros sanitários.
Um aterro segue princípios da engenharia de confinar resíduos sólidos à menor área possível e reduzi-los ao menor volume possível, cobrindo-os com uma camada de terra na conclusão da jornada de trabalho ou em intervalos menores, se necessário. Deve ser impermeabilizado e possuir acesso restrito, ter a quantidade de lixo controlada e conhecer que tipos de resíduos estão sendo depositados. Na maioria, os aterros sanitários são construídos em locais afastados das cidades em razão do mau cheiro e da possibilidade de contaminação do solo e das águas subterrâneas. Essa contaminação pode ocorrer por infiltração do chorume ou percolado, líquido contendo componentes tóxicos que flui do lixo para o solo e corpos d’água.
(Conforme
...