Coleta Seletiva
Dissertações: Coleta Seletiva. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: WerickaRamazzini • 10/8/2014 • 263 Palavras (2 Páginas) • 195 Visualizações
A coleta seletiva é o processo de separação do lixo para a reciclagem. E as lixeiras elas são de extrema importância para esse processo de separação.
Então, na coleta seletiva existem lixeiras para cada tipo de material, elas são coloridas, já pra facilitá-los na hora de separar o lixo. Cada cor indica o material que deve ser jogado ali
Vejamos, na lixeira azul é pra ser jogado o papel, na vermelha o plástico, na verde o vidro e na amarela o metal.
Alem dessas lixeiras existem outras, tem a laranja que é pra serem jogados ali os resíduos perigosos, a roxa os resíduos radioativos, preta a madeira, marrom materiais orgânicos, branca os de serviços de saúde e cinza os materiais que não são recicláveis.
Quem estabeleceu esse padrão de cores foi o CONAMA que é o Conselho Nacional do Meio Ambiente. Mas não se sabe o critério usado na criação dessas cores.
Muitas pessoas têm duvida se o material é reciclável ou não. Então vou falar alguns materiais que são recicláveis e alguns que não são.
Papel
Reciclável = jornal, revista, cartolina, livro, papelão, envelopes, embalagem longa vida
Não reciclável = adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, papel higiênico, papel parafinado (fax)
Plástico
Reciclável = copos plásticos, vasilhas, embalagens de refrigerante, frasco de shampoo e de detergente.
Não reciclável = plástico tipo celofane; embalagens plásticas metalizadas, por exemplo, de alguns salgadinhos.
Vidro
Reciclável= garrafa de vidro, copo vidro, frascos em geral (molhos, condimentos, remédio, perfumes, produtos de limpeza)
Não reciclável= espelho, lâmpada, cerâmica, louça, vidros de janelas, vidros de automóveis, ampolas de medicamentos, cristal, tubos de televisão e válvulas, etc.
Metal
Reciclável= lata de alumínio, panela, arame, cobre, prego,
...