Coleta Seletiva
Exames: Coleta Seletiva. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Silvanojr • 1/12/2014 • 1.127 Palavras (5 Páginas) • 289 Visualizações
Coleta seletiva de lixo
Coleta seletiva de lixo em uma rua de Cuiabá
Justificativa: Hoje 90% dos esgotos domésticos e industriais são despejados sem qualquer tratamento nos mananciais de água. Os lixões muitos deles situados em encosta de rios e lagos, são outro problema negligenciado pelo poder público.
O lixo hoje pode ser encontrado na forma sólida, liquida e gasosa. E cada um de nós produz diariamente diversos tipos de lixo, como: comida, papel, plástico, vidro e etc.
Com a indústria da reciclagem trabalhando a todo o vapor, muito desse lixo que é apenas “lixo” para algumas pessoas, pode ter grande proveito e ser reutilizado por outras, podendo gerar emprego e renda e também uma melhora no nosso meio ambiente.
Problema: Por que não existe um trabalho de coleta seletiva do lixo na rua projetada, bairro Jardim Petrópolis, Cuiabá MT.
Objetivo Geral: Verificar se existe um trabalho de coleta seletiva por parte da prefeitura na rua projetada, bairro jardim Petrópolis, Cuiabá MT.
Objetivos específicos:
Pesquisar como anda a coleta seletiva na cidade de Cuiabá e quais são os planos da prefeitura para o futuro nessa área.
Apresentar a importância da coleta seletiva para a sociedade e o meio ambiente.
História Geral: Desde que o mundo é mundo, o lixo existe. Os nômades já descartavam os restos dos animais que caçavam e, à medida em que o homem foi ficando mais “civilizado”, a quantidade de lixo produzida por ele também foi aumentando.
De acordo com um estudo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), as civilizações antigas (como os hindus) já dispunham de sistema de esgoto, além de pavimentação nas ruas. Os israelitas, por exemplo, possuíam regras explícitas de como descartar seus excrementos e os restos dos animais sacrificados, bem como os cadáveres e o lixo produzido no reino.
Na Idade Média, sabe-se que várias cidades italianas tinham normas para a destinação de objetos e carcaças de animais, assim como a eliminação de águas paradas e a proibição de lixo e fezes nas ruas.
Foi também na Idade Média que surgiram os primeiros serviços de coleta de lixo. Inicialmente, estes eram prestados por particulares, mas quando fracassavam optava-se pelo serviço público – que era exercido pelos carrascos da cidade e seus auxiliares, tendo muitas vezes a ajuda das prostitutas.
Porém, na segunda metade do século XIX, com a Revolução Industrial, houve um aumento significativo na produção de lixo, causando graves impactos sanitários. Foi necessário programar novas medidas para amenizar a complicada situação dos bairros operários e também dos bairros nobres.
No século XX, a questão do lixo já não girava em torno apenas do descarte de materiais orgânicos. O destino de todo esse lixo (inclusive o industrial) também consistia em um grande problema, tanto que até a metade do século, EUA e Europa jogavam grande parte do lixo coletado nos mares, rios e áreas limítrofes.
Contudo, até aquele momento, o mundo nunca havia produzido tanto em todos os aspectos imagináveis. A Revolução Industrial trazia consigo novos patamares de produção e, a partir deste momento histórico, a situação do descarte tornou-se algo mais complexo e preocupante. Se antes o lixo era constituído apenas de material orgânico, agora ele tem características diversas: pode ser eletrônico, radioativo, industrial, químico, entre outros.
Com isso surgiu a necessidade de não apenas estocar esse lixo em aterros ou descarta – los de forma irregular, por que o material demorava muito pra se desintegrar na natureza.
Foi daí que surgiu o conceito de reciclagem, que é pegar esse material que demorava muito para desintegrar e reutiliza – lo. Exemplo desses materiais que usamos no nosso cotidiano são as garrafas pet, as latas de alumínio, o papel, o vidro e etc.
História especifica no local da pesquisa: A rua não tem histórico de ter coleta de lixo, nunca foi visto nenhum trabalho da prefeitura nesse sentido.
História da pesquisa: Ainda não existe na cidade um plano forte de coleta seletiva.
Atualmente o município gera 540 toneladas de lixo por dia segundo a prefeitura.
Alguns locais da cidade como os bairros Morada do ouro, Boa esperança e Cpa 1 já existe um plano de ação onde são utilizados caminhões de coleta. Nesses bairros os moradores recebem panfletos informativos e orientações sobre educação ambiental e a importância da separação dos materiais. Futuramente a prefeitura pretende ampliar esse projeto, atingindo outros bairros
...