Com base na divulgação de BRASKEM e CPFL
Projeto de pesquisa: Com base na divulgação de BRASKEM e CPFL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 20142019 • 10/6/2014 • Projeto de pesquisa • 1.847 Palavras (8 Páginas) • 201 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO
JOSÉ JERÔNIMO FERREIRA
PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL – FLEX 1 E 2
Curvelo
2014
JOSÉ JERÔNIMO FERREIRA
PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL – FLEX 1 E 2
Trabalho apresentado ao Curso Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Comportamento Organizacional; Homem; Cultura e Sociedade; Comunicação e Linguagem; Fundamentos e Teoria Organizacional.
Profs. Mônica Maria Silva; Wilson Sanches; Sebastião Oliveira; karen Manganotti e Márcia Bastos.
Curvelo
2014
INTRODUÇÃO
Por meio do texto “Relatos diferentes, uma narrativa” aprofundaremos os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas do primeiro semestre; realizando e refletindo sobre as questões propostas:
O processo de comunicação;
Ferramentas de gestão;
A importância da comunicação no relacionamento interpessoal;
Sociedade, transparência e coerência entre discurso e prática das empresas.
Tomando como base as divulgações das Empresas BRASKEM e CPFL.
INTERAÇÃO CONSTANTE
INFORMAÇÃO
DESENVOLVIMENTO
BRASKEM
A Braskem é uma empresa petroquímica brasileira sediada na cidade de São Paulo.
Produtos
A Braskem ocupa a liderança na produção de resinas termoplásticas nas Américas. Com 36 plantas industriais distribuídas por Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a Braskem produz mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos por ano. A empresa é ainda a maior produtora mundial de biopolímeros, através de sua planta de PE Verde, que possui capacidade de produção anual de 200 mil toneladas de polietileno a partir de etanol de cana-de-açúcar.
Embora sua principal matéria-prima seja a nafta, a Braskem mantém e opera uma planta de Etileno Verde, inaugurada em setembro de 2010. Esta planta representa um passo importante em sua estratégia de tornar-se a líder mundial em química sustentável. Trata-se da maior unidade produtora do mundo, em escala industrial, de eteno a partir de matéria-prima 100% renovável – a cana-de-açúcar. O projeto foi concebido e implantado em menos de dois anos, utilizando tecnologia proprietária da Braskem.
História
A Braskem foi constituída em 2002 já como a maior petroquímica da América Latina, com unidades industriais e escritórios no Brasil, além de bases comerciais nos Estados Unidos e Argentina. A companhia foi formada pela fusão de seis empresas: Copene, OPP, Trikem Nitrocarbono, Proppet e Polialden. Em 2006, a Braskem adquiriu a Politeno, a terceira maior produtora de polietileno no Brasil. No ano seguinte, a companhia juntou-se à Petrobras e à Ultrapar no que seria a maior incorporação da história do Brasil, quando as três companhias adquiriram o Grupo Ipiranga pelo valor de US$ 4 bilhões. Enquanto a Petrobras e a Ultrapar compartilharam as operações de distribuição de combustível, a Braskem assumiu a Ipiranga Petroquímica, operação petroquímica do Grupo Ipiranga.
CPFL
Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) é uma empresa de distribuição de energia do interior de São Paulo, com sede em Campinas.
História
Sede da CPFL em Campinas.
A CPFL foi fundada por José Balbino de Siqueira e Manfredo Antônio da Costa, dois engenheiros da Escola Politécnica da USP que, acreditando no potencial de um país que começava a se industrializar e ganhar contornos urbanos, foram os grandes responsáveis por consolidar as empresas que forneciam energia para as cidades de Botucatu, São Manoel e Dois Córregos. Nascia assim, em 16 de novembro de 1912, a Companhia Paulista de Força e Luz a partir da fusão de quatro companhias. Em 1927, a empresa passou do controle privado nacional ao controle estrangeiro através da venda à empresa American & Foreign Power, pertencente a uma subsidiária da General Electric, permanecendo sob seu controle até 1964, quando foi estatizada e encampada pela Eletrobrás.
Em 1973 a CPFL adquiriu a empresa privada do município de São Carlos e Descalvado, à CPE (Companhia Paulista de Eletricidade), que era uma das mais antigas empresas de eletricidade do Brasil. Fundada em 1890, inaugurou a primeira hidrelétrica do estado de São Paulo, a usina de Monjolinho, em julho de 1893.
Em 1975, teve o controle acionário repassado à CESP (Companhia Energética de São Paulo), pertencente ao governo de São Paulo. A empresa se manteve sob controle estatal até novembro de 1997, quando foi privatizada e repassada ao atual controlador, o Grupo VBC (Grupo Votorantim, Bradesco e Camargo Correa), além de fundos de pensão, tais como a Previ e a Bonaire Participações (que reúne (Funcesp, Sistel, Petros e Sabesprev)). A partir dessa privatização houve desmembramentos das regionais e novas regionais foram criadas para melhor redimensionamento e atendimento a população.
Atuação
No momento, a CPFL atua em 569 municípios,
...