Com o atual engenheiro
Resenha: Com o atual engenheiro. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: natanachaves • 1/12/2013 • Resenha • 255 Palavras (2 Páginas) • 204 Visualizações
O que é ser Engenheiro
As licenciaturas em Engenharia são cursos superiores de cinco anos, muitos deles ministrados em Universidades e constituem a formação obrigatória para os Engenheiros.
De acordo com os Estatutos da sua Ordem Profissional, o Engenheiro tem de ser titular de uma Licenciatura, ou equivalente legal, em curso de Engenharia, ocupando-se da aplicação das ciências e técnicas respeitantes aos diversos ramos de Engenharia (Agronômica, Ambiente, Civil, Eletrotécnica, Geográfica, Informática, Mecânica, Metalúrgica e Materiais, Minas, Naval, Produção, Química, Silvícola e Telecomunicações ).
O licenciado em Engenharia só é engenheiro depois de estar obrigatoriamente inscrito na Ordem dos Engenheiros, o que quer dizer que não bastam habilitações acadêmicas para se ser titular da qualificação profissional de engenheiro.
Para se inscrever na Ordem dos Engenheiros, o licenciado em Engenharia terá de fazer exame de admissão, podendo ser dispensado, se for oriundo de um curso acreditado pela Ordem, após o que terá de realizar um estágio profissionalizante.
O Engenheiro tem um código ético e deontológico de atuação, isto é, tem de subordinar a sua atividade a um conjunto de preceitos definidos pela sua Ordem, onde estão registadas as normas de conduta; a desobediência a este código pode provocar a suspensão do exercício da atividade profissional, após a instauração de um processo disciplinar pela Ordem.
Este código destina-se a identificar os direitos e deveres do Engenheiro para com a sua Associação Profissional e, no exercício da atividade profissional, assegurar que o seu trabalho vise o bem da sociedade e que as relações entre profissionais se orientem na defesa, prestígio e unidade dos Engenheiros.
...