Combate e prevenção contra dengue
Por: sanaum • 19/3/2016 • Dissertação • 1.090 Palavras (5 Páginas) • 350 Visualizações
Combate e prevenção contra dengue.
Apresentação
A dengue corresponde, no momento atual, a um sério problema de saúde pública no mundo, especialmente nos países tropicais, onde as condições do ambiente associadas à ineficácia das políticas públicas de saúde favorecem o desenvolvimento e a proliferação do Aedes aegypti, principal mosquito vetor.
Claro, se faz assinalar que o fator climático é aqui tomado como entrada para o estudo da manifestação da dengue no Brasil, porém, ainda que seja considerado um importantíssimo elemento associado à ocorrência desta doença, o clima, sozinho, não possibilita uma abordagem satisfatória da problemática que envolve a incidência da dengue; assim, necessário se faz observar também outras variáveis ambientais, as condições socioeconômicas e as políticas de saúde pública da sociedade envolvida.
O combate a Dengue ganha importância levando-se em conta a parcela da sociedade com maior índice de casos, que na sua maioria é a faixa mais carente. A falta de estrutura e o perigo dessa doença pode representar um alto número de mortalidade, com isso as formas utilizadas pela saúde pública ainda não é suficiente para combater a dengue.
Será necessária uma mobilização por completo de uma forma social para conscientizar a população que a prevenção será o melhor caminho para garantir a saúde brasileira. A limpeza de terrenos baldios assim como reciclagem do lixo, ajudará a evitar o acúmulo de água parada que serve como reservatório para os ovos dos mosquitos Aedes aegypti.
Justificativa
Motivo pelo qual deve ser realizado:
Durante o verão foram frequentes casos relacionados à alta incidência de dengue principal no centro oeste do Pais, com isso a epidemia que se instalou no centro do pais, apresentam varias hipóteses para explicar a propagação da doença. Entre as principais causas apontadas estão o clima quente e úmido e as chuvas intensas que favoreceram o aumento da população do mosquito Aedes aegypti (transmissor da doença.).
A relação entre o numero de casos de dengue e fatores climáticos têm sido relatados por diversos estudos que indicam coincidência do padrão sazonal de incidência da doença com o verão, principalmente devido ao aumento das chuvas que multiplica o numero de criadouros, e também, às chuvas aliadas às altas temperaturas, que favorecem o desenvolvimento do mosquito.
Impactos positivos:
Considerando a fácil proliferação do mosquito transmissor da dengue, é preciso a união entre órgãos púbicos, de saúde e sociedade garantindo assim uma maior eficácia da estratégia de combate a dengue. Com isso surgira à garantia de um quadro estável na saúde publica melhorando a qualidade de vida da população e o investimento na qualidade de vida, por isso deve haver um esclarecimento maior para a população escolar, tornando de alta relevância um projeto para que a população não venha a perecer devido à doença. Os órgãos públicos têm que investir mais no combate a dengue e a população fazer o seu dever de casa.
Objetivos e publico alvo
O projeto descrito no texto pode ser considerado de sustentabilidade porque tem como objetivo estabilizar o processo de reprodução do mosquito causador da dengue. Trabalhando junto à comunidade escolar, esclarecendo sobre o vetor e a doença que vem matando muitas pessoas, preservaremos a saúde e daremos incentivos no combate ao mosquito da dengue, prevenindo a proliferação e como consequência, a doença propriamente dita.
Objetivos Específicos:
- Conscientizar a população sobre os perigos que a dengue traz;
- Identificar o Aedes Aegypti, transmissor da doença;
- Reconhecer os sintomas da dengue;
- Identificar as dificuldades na contenção do mosquito;
- Conscientizar a população sobre a contribuição de cada um na prevenção;
- Atentar para os cuidados no armazenamento do lixo, pneus, garrafas, plásticos, etc.;
- Separação do lixo orgânico, e o reciclável.
- Eliminar criadouros.
Público Alvo:
- Comunidade escolar;
- Comunidade das áreas mais atingidas.
Metas e Metodologia
Antigamente era muito falado sobre a dengue, hoje todos pensa que isso é passado e deixou isso de lado, mais isso não é passado, ainda temos problemas com dengue e devemos retomar algumas medidas antigas e desenvolver novas medidas de prevenção.
Metas
- Conscientização da comunidade e órgãos públicos envolvidos.
- Eliminação do maior número possível de focos do mosquito.
- Esclarecimento quanto à urgência em procurar um serviço de saúde aos primeiros sintomas da doença.
- Controle e futura erradicação da dengue, através da própria população.
Metodologia
- Distribuição de panfletos explicativos sobre como identificar a dengue, como ocorre a transmissão, como eles se reproduzem rapidamente, e todos os perigos causados;
- Usar meios de comunicações como radio e TV para conscientizar a população sobre a dengue;
...