Projeto Social Combate A Dengue
Artigos Científicos: Projeto Social Combate A Dengue. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 01061976 • 26/9/2014 • 1.098 Palavras (5 Páginas) • 861 Visualizações
COMBATE A DENGUE EM MAIRIPORÃ
INTRODUÇÃO
No Brasil na época do verão a doença que mais se manifesta é a dengue, onde temos muitos casos de infectados, levando alguns em óbito. A dengue é transmitida ao homem através da picada, pelo mosquito aedes aegypti, que se prolifera em lugares com água parada, como pratinhos de flores, pneus, piscinas, caixas de água descobertas, etc.
A manifestação da doença ocorre de três a seis dias, após a picada os principais sintomas da dengue clássica são: febre alta; dores de cabeça; dor atrás dos olhos, que pioram com o movimento do mesmo; perda de apetite; manchas e erupções na pele; vômito; muitas dores nos ossos e articulações, entre outros. Já os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da clássica, as diferenças são: dores abdominais fortes; pele pálida fria e úmida; sangramento pelo nariz, boca, e gengiva; perda de consciência. Esse é o quadro grave da dengue, que necessita de acompanhamento médico, pois pode levar a morte.
Em algumas cidades a proliferação é bem maior atingindo uma boa parte da população ,fazendo-se necessário urgente uma reforma nas formas de planejamento de implantação de políticas assistenciais. O governo do Estado de São Paulo saiu em luta contra o mosquito, aedes aegypti, pois neste ano o aumento de 15,4% em comparação com o mesmo período de 2013. Ate o momento foram notificados 1166 casos de dengue, apenas na cidade de São Paulo.
JUSTIFICATIVA
No município de Mairiporã SP, existe atualmente cerca de 80.000 habitantes, onde conta apenas um hospital público, que nos últimos meses não esta dando conta do aumenta de demanda de pacientes, devido muitos caso de dengue. A demanda foi tão grande que a população tem que procurara atendimento em hospitais de cidades vizinhas, Franco da Rocha, Atibaia e Guarulhos. Outro agravante foi a redução de profissionais da saúde, no município, dificultando o atendimento aos pacientes desta cidade.
Os primeiros casos da doença, foram em dois bairros da periferia da cidade, nos jardim Brilha e Capoavinha, ambos sem rede de água e esgoto. Sem a atenção devida aos casos a doença se estendeu por todo município, fugindo do controle de seu governante.
A doença se tornou uma epidemia no município, devido a falta de conscientização, da população e de políticas públicas.
OBJTIVOS
Objetivo Geral
Este trabalho tem como objetivo conscientizar a população do risco, de vida, que este mosquito causa para a saúde do seres humanos, pretende-se dessa forma, resgatando o bem estar, da população, em Mairiporã, aproveitando os espaços públicos e privado para, a conscientização e orientação, da população, a respeito de seus direitos de deveres.
Objetivos Específicos
Oferecer palestras, nas unidades de saúde, com profissionais da área, alertando sobre os sintomas da doença;
Alertar, através de panfletos, como prevenir o mosquito, aedes aegypti;
Criar mutirões, recolhendo matérias que acumula água;
Promover eventos com jogos, brincadeiras e palestras, direcionando para este tema, em escolas, clubes e parques públicos;
Disponibilizar profissionais e pessoas de apoio para o atendimento aos contaminados pelo mosquito aedes aegypti;
Montar postos, para orientação e tirar dúvidas, deste assunto;
Identificar os casos de negligencia, na prevenção deste mal;
RECURSOS PROFISSIONAL
Para atingir os objetivos deste projeto, será necessário os recursos humanos:, como:
Coordenação Geral: Serviço Social
Equipe técnicas: composta por 70 pessoas
03 Profissionais da área de saúde ( médico, enfermeiro);
02 Assistentes Sociais;
05 Auxiliares de Enfermagem;
40 Agentes de Saúde;
20 Técnicos de Apoio local ( que atendera as pessoas em postos e locais públicos para orientar e tirar duvidas)
Será necessária também a disponibilidade de espaços públicos e privados, para conscientização e orientação da população como:
Escolas publicas e privadas
Parques, Clubes e Praças
Rodoviária
Nas praças, parques e rodoviária será interessante que se monte tendas, para melhor atender os cidadãos.
08 Tendas
48 Cadeiras
08 Mesas
METAS
...