Combater o desmatamento e os incêndios florestais
Projeto de pesquisa: Combater o desmatamento e os incêndios florestais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Sandyoliveira • 3/10/2014 • Projeto de pesquisa • 383 Palavras (2 Páginas) • 306 Visualizações
Introdução
A Agenda 21, trata-se de uma ferramenta de planejamento de nível mundial, nacional, local e individual, para construção de sociedades sustentáveis em diferentes bases geográficas que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.
Desenvolvimento
A raça humana diante dos seus milhares de anos de sobrevivência, teve como base, 4 (quatro) conceitos para prevalecer como raça predominante ao longo do tempo, a evolução, a adaptação, a expansão e a extração de recursos ao seu redor. Por motivo de um crescimento desordenado, inconsequente, predatório e degradante, estamos destruindo de forma quase irreversível o nosso ecossistema, que é a origem de todos os elementos necessários para nossa existência.
Precisamos frear e substituir esse progresso demolidor por um desenvolvimento sustentável, consciente e absterso, afim de reparar os danos causados no nosso biossistema e manusear de maneira responsável o que resta do nossoorbe.
Para mudar o atual aspecto do nosso planeta devemos ter como objetivo incluir na nossa sociedade o desenvolvimento sustentável, começando por nossas crianças e jovens, ensinando o tamanho e a importância desse método para a manutenção e do nosso ecossistema e a existência da nossa espécie.
Precisamos integrar meio ambiente e desenvolvimento na tomada de decisões.
Necessitamos proteger nossa atmosfera, reduzindo a emissão de gás carbônico, evitando o combustível de origem fóssil e adotando meios alternativos de transporte.
Lutar contra o desmatamento e as queimadas criminosas.
Proteger e conservar a diversidade biológica combatendo e denunciando a pirataria da nossa fauna e flora.
Escudar os oceanos, mares e qualidade dos recursos de água doce, gerindo de forma racional e ecológica o descarte de produtos químicos, rejeitos perigosos e rejeitos sólidos (fecais), etc.
Considerações finais
Mas a principal alteração tem que ser no âmbito social e cultural. Erradicando a extrema pobreza e a fome, promover a inclusão, investir em educação, saúde e distribuição de renda, temos que agir com extrema brevidade afim de reverter com máxima urgência os danos causados em nosso planeta, caso contrário o preço que pagaremos será caro, pois pagaremos com a mesma moeda, com o fim da nossa espécie.
Referência bibliográfica
Rio + 20: Desafio da Sustentabilidade. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=dX-tu2ODL5g>. Acesso em: 02 out. 2014.
Rio + 20: Desafio da Sustentabilidade. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=dX-tu2ODL5g>. Acesso em: 02 out. 2014.
...