Comentário Documentário HOME na Visão da Gastronomia
Por: sylmaraMaia • 22/3/2022 • Trabalho acadêmico • 379 Palavras (2 Páginas) • 70 Visualizações
Página 1 de 2
Sylmara Sarmento
Prof Lucas Travesso
Gastronomia – 1.sem
18/Set/2017
Home – Nosso planeta, nossa casa ( Yann Arthur – Bertrand)
Tópicos e observações tendo em vista a contribuição de um gastrônomo para a problemática dos recursos e forma como estamos tratando a Terra.
USO DE RECURSOS DE FORMA AGRESSIVA E SEM PLANEJAMENTO
- Usar o apenas o necessário dos recursos naturais, principalmente água e eletricidade, uso consciente. Planejar bem no caso de abrir um restaurante, como será o descarte, quais fontes energéticas podem ser usadas. Buscar soluções e lembrar que recursos naturais são limitados e serão cada vez mais caros.
FORNECEDOR – AGRICULTOR, INDÚSTRIA que produzem em grande escala
- Escolher e valorizar o produtor local e os produtos nativos para ajudar na preservação das espécies ( biodiversidade). Pesquisar e escolher bem tendo em vista como é produzido, qual é a mão de obra, monocultura, tratamento da terra, quais cuidados tem no plantio, desenvolvimento, colheita, manipulação e transporte, ter em conta a sustentabilidade. Não ser omisso, denunciar e comunicar o que encontrar ilegal ou que seja nocivo ( desmatamento, trabalho escravo, queimadas, excesso produtos químicos, etc). Valorizar o pequeno produtor, fazer parcerias. Importância do retorno das fazendas sustentáveis com respeito ao tempo de plantio, crescimento dos animais, sazonalidade e diversidade. Retorno ao simples que funciona, respeito ao ciclo da vida e ao equilíbrio. Valorizar o que a terra nos dá localmente, criar menus sazonais.
DESPERDICIO e DESCARTE
- Usar da melhor forma e máximo (100%) da matéria prima, descobrir novos usos e preparações. Descobrir e disseminar (ser multiplicador) de novos preparos e funções para produtos baratos e simples. Reciclagem do lixo e reuso de utensílios, fazer pequena horta para consumo próprio e usar o material orgânico como adubo.
AUMENTO POPULAÇÃO URBANA pessoas deixando o campo, mais gente para se alimentar sem ter fonte renda
- Desenvolver em conjunto com agricultores novos produtos, reaproveitar o que é normalmente descartado e até criar patentes (patrimônio gastronômico nacional como cachaça, tapioca etc). Podendo gerar um novo negócio, criação de empregos, desenvolvimento agricultura e pequena indústria local, mudando o curso da história de um pequeno grupo. Ensinar a cozinhar, divulgar o uso do alimento completo de diferentes formas para usar o o que está disponível e as pessoas nem conhecem, ajudando a alimentar de forma eficiente e saborosa. Ajudar a implementar e incentivar o Ecoturismo.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com