TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Projeto de pesquisa: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.581 Palavras (11 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 11

AUXILIAR DE DEPARTAMENTO PESSOAL

CIPA

COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES

Belo Horizonte / MG

Setembro / 2013

SUMÁRIO

1. OBJETIVO...................................................................................................3

2. CONSTITUIÇÃO.........................................................................................3

3. ORGANIZAÇÕES.......................................................................................4

4. ATRIBUIÇÕES ...........................................................................................6

5. FUNCIONAMENTO.....................................................................................8

6. TREINAMENTO...........................................................................................9

7. PROCESSO ELEITORAL...........................................................................10

8. CONTRATANTES E CONTRATADAS.......................................................11

9. REFERENCIAS...........................................................................................12

CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

1. OBJETIVO

Regida pela Lei n° 6.514, de 22/12/1977, e regulamentada pela NR 5 do Ministério do Trabalho e Emprego, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, foi aprovada pela Portaria n° 3.214 de 08/06/1978, publicada no DOU de 29/12/94 e modificada em 15 de fevereiro de 1995.

O objetivo da CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

2. CONSTITUIÇÃO

Devem constituir CIPA e mantê-la em regular funcionamento as empresas privadas e públicas que possuem empregados regidos pela CLT

A empresa que possuir em um mesmo município dois ou mais estabelecimentos deverá garantir a integração das CIPA e dos designados, conforme o caso, com o objetivo de harmonizar as políticas de segurança e saúde no trabalho.

As empresas instaladas em centro comercial ou industrial estabelecerão, através de membros de CIPA ou designados, mecanismos de integração com objetivo de promover o desenvolvimento de ações de prevenção de acidentes e doenças decorrentes do ambiente e instalações de uso coletivo, podendo contar com a participação da administração do mesmo.

3. ORGANIZAÇÃO

A CIPA será composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto no quadro abaixo, ressalvadas as alterações disciplinadas em atos normativos para setores econômicos específicos.

Dimensionamento da Cipa

Os representantes dos empregadores, titulares e suplentes, serão por eles designados.

Os representantes dos empregados, titulares e suplentes, serão eleitos em escrutínio secreto, do qual participem, independentemente de filiação sindical, exclusivamente os empregados interessados.

Quando o estabelecimento não se enquadrar, a empresa designará um responsável pelo cumprimento dos objetivos desta NR, podendo ser adotados mecanismos de participação dos empregados, através de negociação coletiva.

O mandato dos membros eleitos da CIPA terá a duração de um ano, permitida uma reeleição.

É vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa do empregado eleito para cargo de direção de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes desde o registro de sua candidatura até um ano após o final de seu mandato.

Serão garantidas aos membros da CIPA condições que não descaracterizem suas atividades normais na empresa, sendo vedada a transferência para outro estabelecimento sem a sua anuência, ressalvado o disposto nos parágrafos primeiro e segundo do artigo 469, da CLT.

O empregador deverá garantir que seus indicados tenham a representação necessária para a discussão e encaminhamento das soluções de questões de segurança e saúde no trabalho analisadas na CIPA.

O empregador designará entre seus representantes o Presidente da CIPA, e os representantes dos empregados escolherão entre os titulares o vice-presidente.

Os membros da CIPA, eleitos e designados serão empossados no primeiro dia útil após o término do mandato anterior.

Será indicado, de comum acordo com os membros da CIPA, um secretário e seu substituto, entre os componentes ou não da comissão, sendo neste caso necessária a concordância do empregador.

Empossados os membros da CIPA, a empresa deverá protocolizar, em até dez dias, na unidade descentralizada do Ministério do Trabalho, cópias das atas de eleição e de posse e o calendário anual das reuniões ordinárias.

Protocolizada na unidade descentralizada do Ministério do Trabalho e Emprego, a CIPA não poderá ter seu número de representantes reduzido, bem como não poderá ser desativada pelo empregador,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com