Como Alunos Decidem Sobre A Faculdade
Ensaios: Como Alunos Decidem Sobre A Faculdade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jahpareggae • 12/6/2014 • 1.509 Palavras (7 Páginas) • 435 Visualizações
A ESCOLHA DA FACULDADE FFCL
SILVA, Thiago Yamada
MARTINEZ, Mariângela
Método de pesquisas, Administração 1ºB, 01/06/2014
INTRODUÇÃO
O número de matrículas no ensino superior na última década aumentou de quase 4 milhões para 7 milhões no Brasil, as estatísticas e microdados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os estudantes estão divididos entre mais de 2400 instituições, embora os estudantes tenham crescidos mais de 80%, as instituições de ensino superior subiram cerca de 30% no mesmo período.
Essas instituições conseguem promover em sua região desenvolvimento econômico e social fornecendo mão de obra qualificada, por isso a importância da instituição de ensino fornecer cursos baseados em sua realidade regional.
Esse trabalho tem por objetivo mostrar quais os fatores determinantes para os alunos cursarem a FFCL.
Foi feito um estudo de caso na FFCL, a metodologia utilizada foi uma pesquisa Survey com um grande número de pessoas, 74 alunos do 1º ano de vários cursos. Analise de dados quantitativos. Foi aplicado um questionário com 5 questões fechadas e 10 dicotômicas com a presença do pesquisador.
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Goulart (2011) mostra que a opinião familiar é decisiva na escolha profissional dos jovens segundo uma pesquisa feita pela Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo, 33,3% dos jovens ouvidos apontam que os familiares pesam quando se trata de escolher a carreira, esses números alertam que os pais precisam estar cientes da influencia que causa sobre os filhos.
A pesquisa também mostra outros fatores que influenciam na hora da escolha profissional. Aparecem na lista as características da profissão 30,5%, a remuneração 26,5% e vocação 17,5%. Ainda de acordo com o levantamento, as principais dúvidas que eles tem sobre a carreira são a situação do mercado de trabalho 65,1%, a área de atuação 42,6% e as especializações disponíveis para cada opção de curso 38,8%. A pesquisa que foi realizada com 19.833 estudantes de escolas publica e particulares, mostra que 44% dos alunos ainda não decidiram sobre sua profissão.
O estudo ainda mostra quais os fatores que influenciam na escolha da universidade. O reconhecimento no mercado de trabalho é importante para 76,8% enquanto para 60,9% o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) deve ser levado em conta. Ainda, 40,6% afirmaram que a mensalidade é um fator importante na hora da escolha.
Segundo Mello (2010) o nome da universidade influência e em alguns casos é determinante na decisão dos recrutadores em uma entrevista de emprego. O grau de exigência em determinadas instituições são mais elevados. Para saber se uma universidade é bem conceituada uma forma é a avaliação do MEC.
Para vagas de estágios, trainee e recém-formados que não possuem uma grande bagagem profissional o nome da faculdade é importante, mas quando a vaga exige uma experiência maior o que faz a diferença é o currículo e se o profissional buscou ampliar seus conhecimentos.
Para Araujo (2011, p.2) “A diversidade étnica caracteriza a vida cultural e social do Brasil, desde a sua formação, mediante a influência de diversos povos, culturalmente diferentes, determinando a constituição histórica e multicultural brasileira”. Isso nos traz a diferença entre maiorias e minorias e a grande questão das desigualdades sociais e discriminação que ainda vivemos. No ensino superior, os brancos estão cerca de quatro vezes mais presentes que os negros, temos que corrigir e reparar as desigualdades históricas entre brancos e negros, desde 2004 esta sendo implantado um programa de reorganização administrativa e entre as ações esta o PROUNI, que oferece bolsas parciais e integrais para pessoas de baixa renda.
ANALISES DE DADOS
A amostra pesquisada caracteriza-se sendo 38% do sexo masculino e 62% do sexo feminino. 56% dos entrevistados têm entre 17 a 20 anos, 31% entre 21 a 25 anos, 5% entre 26 a 30 anos, 3 % entre 31 a 35 anos e 5% com 41 anos ou mais. 81% são solteiros, 10% casados e 9% outros.
Ao serem questionados em como conheceu a FFCL, 52% foi através de ex-alunos, 21% através de outdoors, 12% em visitas nas escolas, 4% em propaganda em TV e 11% outros, indicando que a melhor forma de divulgação da universidade o famoso boca a boca é o mais eficiente seguindo de propagandas em outdoors.
Respondendo se a nota 4 do ENADE que o curso de administração obteve em 2013 influenciou na escolha da faculdade, 58% dos alunos disseram que sim, enquanto 38% responderam que não e 4% não quiseram opinar, ficou claro que universidade que fica em evidencia no ENADE tem maior aceitação pelos estudantes.
O valor da mensalidade influenciou para ser estudante FFCL, para 47% dos entrevistados a resposta foi sim, não para 44% e 9% preferiram não opinar. O resultado indica que o valor da mensalidade não é um dos fatores decisivos na escolha da faculdade.
Perguntados sobre a localização da faculdade 74% dos alunos disseram que influenciou na sua decisão enquanto 23% não foi influenciado por seu local e apenas 3% não opinou. Isso deixa em evidência que a preferência por uma faculdade mais próxima de sua cidade é a mais escolhida.
O fato de a faculdade oferecer bolsas de estudos influenciou 78% dos alunos entrevistados e apenas 18% não foi influenciado por essa vantagem e 4% não opinou. O desconto na mensalidade foi um dos fatores mais influentes na decisão dos alunos.
A oportunidade em ser aluno PROUNI e a facilidade em obter o FIES tiveram um resultado muito parecido onde apenas 23% dos entrevistados disseram ser um fator atrativo e 73% não se influenciou com essa possibilidade e 4% não opinou. Isso indica que poucos alunos estão interessados em financiar seus estudos e/ou não se encaixam nos requisitos para obter o PROUNI.
A parceria entre faculdade e prefeitura para oferecer transportes públicos de baixo custo foi fator decisivo para 43% dos alunos entrevistados, 55% não considerou como grande vantagem e 2% não respondeu. Quase metade dos alunos acha importante ter um transporte mais barato ou grátis para poder ir à universidade, e mais da metade não consideram um fator decisivo indicando que a faculdade em si é mais importante que os gastos de transporte.
Foram também questionados sobre a qualificação do quadro docente da FFCL e incríveis 78% dos alunos responderam que sim, que a qualificação dos professores é importante para decidir
...