Como Usar Sua Criatividade Para Manter Seu Emprego
Artigos Científicos: Como Usar Sua Criatividade Para Manter Seu Emprego. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: salmamoreira • 30/10/2014 • 769 Palavras (4 Páginas) • 323 Visualizações
COMO MANTER SUA CRIATIVIDADE PARA MANTER SEU EMPREGO
O
Desenvolvimento das habilidades criativas se fundamenta especialmente no cultivo de práticas e atitudes que podem ser resumidas em olhar atentamente o mundo à sua volta com interesse e sempre receptivo a novas idéias e a outros pontos de vista. O mundo moderno não oferece espaço para quem não agrega valor e não justifica seu posto com resultados para a empresa em que trabalha. Hoje em dia com tantas mudanças que estão ocorrendo em alta velocidade, à competição entre as pessoas aumentam cada vez mais, sendo assim os participantes desse jogo de estratégia precisam estar em constante atualização. Usando sua capacidade criativa para descobrir novas respostas, novas soluções e novas idéias, procurando ver as coisas sob um ângulo diferente. O superar-se, o inovar-se, o vencer-se, o dominar-se, o ultrapassar-se, o prosseguir-se, enfim, são características muito nossa, desde que o Homem se transformou no mais brilhante e eficiente pensador do planeta.
A competição global e acirrada tornou a inovação permanente um requisito fundamental para a sobrevivência das empresas. A criatividade se tornou uma habilidade valiosa para cada membro da empresa; pessoas criativas são as mais bem sucedidas e agregam valor extra aos produtos e serviços de suas organizações. Outra habilidade valiosa é a capacidade de persuasão e negociação, pois uma idéia somente se concretiza com sua aceitação pelas partes envolvidas.
Assim sendo se faz necessário usar a criatividade para manter o emprego. Um bom começo, é pensar de que maneira se pode melhorar aquilo que faz . Observar, detalhadamente, dentro e fora do local de trabalho, visto que a observação é o primeiro passo para as mudanças. Alem de estar aberto à inovação o trabalhador deve ser pró ativo, buscando novas alternativas, novas idéias, novas maneiras de fazer as coisas. Pela primeira vez, a experiência profissional conta menos que a experiência de vida, ou seja, o conhecimento profissional acumulado perde o valor relativo diante da capacidade de adquirir novos conhecimentos, até porque aquilo que funcionava há dois anos não funcionará amanhã. Evite a armadilha da única resposta certa e procure outras soluções para seus problemas e desafios. De um modo geral, a primeira resposta é simplesmente a repetição de respostas que deram certo no passado. A primeira resposta costuma ser o que funcionava antes, mas provavelmente não será uma boa resposta para os novos desafios. As outras respostas costumam ser mais criativas e explorar novos caminhos até então ignorados ou mesmo evitados.
Diante do que foi citado, percebe-se que o desenvolvimento da criatividade requer que abandonemos nossa zona de conforto e nos libertemos dos bloqueios que impedem o pleno uso de nossa capacidade mental. Nas palavras do poeta Guillaume Apollinaire, temos de perder o medo de voar, procurando sempre:
• Apresentar soluções originais a problemas e situações com as quais se deparam.
• Procurar formas alternativas de ver e examinar fenômenos observados, bem como de formular problemas e questões.
• Ter a habilidade de
...