Como Viver Em Rede No século XXI
Trabalho Escolar: Como Viver Em Rede No século XXI. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: litoto • 8/3/2014 • 409 Palavras (2 Páginas) • 220 Visualizações
''Estamos em uma nova era'', O mundo está conectado'', ''Não acredito que você não tem Facebook''. Essas frases tornaram-se frequentes em meio a sociedade. Isso porque as redes sociais e as tecnologias se expandiram rapidamente. No entanto, a privacidade está se tornando escassa e cada vez mais esquecida pela sociedade e governo.
As pessoas expõem praticamente tudo em redes sociais. Comentam onde estão, o que gostam de fazer ou com quem vão sair, ou seja, usam, muitas vezes, os sites de relacionamento como uma forma de diário público. No entanto, esses indivíduos colocam a vida e suas responsabilidades em risco. Tanto que alguns jovens foram surpreendidos usando ''Twitter'' durante a prova do Enem (Exame nacional do ensino médio), ou seja, arriscaram o futuro deles em função de alguns comentários sobre a prova do concurso.
Sobretudo, o ser humano é vítima de constantes monitoramentos. Isso porque é comum encontrar câmeras até em banheiros públicos. Além disso, tornou-se comum as instituições instalarem as mesmas em sala de aula e em empresas, sejam públicas ou privadas. Entretanto, os profissionais desses ambientes perderam a privacidade e o conforto, visto que é constrangedor ser vigiado 24 horas por dia.
Desse modo, o governo e os cidadãos comuns devem solicitar aos donos das redes sociais uma ordem que vise a inserção de ícones e mensagens sobre as consequências da exposição da vida pessoal dos usuários desses sites. Além disso, a sociedade deve lutar por direitos que colaborem para que haja um limite de vigilâncias nos locais públicos e privados.
Por ser um país em franca ascenção econômica, O Brasil tem sido escolhido como destino por um grande contingente de imigrantes. Como desdobramento, contribui-se economicamente e culturalmente à nação.
Por exemplo, como consequência de um terremoto, um grande número de haitianos tem imigrado recentemente para o Brasil. Curiosamente, essas pessoas faziam parte da classe média de seu país de origem, constituido mão-de-obra qualificada a ser absorvida no mercado nacional. Apesar dessa imigração ocorrer ilegalmente, o governo nacional não pratica a deportação, auxiliando os imigrantes na obtenção de água, alimentos e documentação.
Além da contribuição econômica, esses representantes de outras etnias e nacionalidades ajudam a moldar a cultura de diferentes regiões do país. Ao trazerem consigo costumes de sua terra natal, diversificam a cultura brasileira e ajudam a modelar a identidade nacional.
A entrada de imigrantes é muito importante para qualquer país. Se não for estimulada, que pelo menos não seja dificultada. Na balança entre prós e contras desse fenômeno, prevalecem os primeiros.
...