Como administrar os custos da sua empresa
Resenha: Como administrar os custos da sua empresa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dayses20 • 10/10/2013 • Resenha • 348 Palavras (2 Páginas) • 488 Visualizações
Como administrar os custos da sua empresa
Todas as empresas são criadas com o propósito de lucrar. Os empresários estão sempre em busca da multiplicação do dinheiro. Porém, para administrar as finanças de uma empresa, é fundamental conhecer seus custos. Dessa maneira, garantir a eficiência de uma organização depende do investimento pessoal na Gestão de Custos. Ela deve ser usada enquanto a empresa está em dia com as suas despesas, propiciando um ambiente favorável para que os lucros aumentem. Estão sendo analisados abaixo os conceitos de Estrutura de Custos, Ponto de Equilíbrio, Margem de Contribuição e Formação do Preço de Venda.
Estrutura de Custo
O custo direto variável : representa os valores gastos diretamente com a aquisição das mer-cadorias para a revenda, com a fabricação dos produtos para a venda, ou com a realizaçãodos serviços vendidos. Portanto, o custo direto variável é o custo das mercadorias, produtos e serviços vendidos.
Despesas variáveis: são as despesas realizadas em função das vendas realizadas. Normalmente essas despesas se caracterizam como um percentual sobre o valor das vendas efetivas.Exemplos: Impostos sobre as Vendas, comissões sobre as Vendas, desconto do Cartão de Crédito
Despesas fixas: São as despesas administrativas necessárias para adequado funcionamento da empresa, elas não se alteram, com o aumento ou redução do nível de produção ou de vendas. Exemplo: aluguel, condomínio, IPTU, água, luz, telefone, salários administrativos, despesas com Veículos, despesas com há alimentação, despesas Financeiras, etc.
Ponto de equilíbrio: é quanto a empresa precisa vender para cobrir o custo das mercadorias vendidas, as despesas variáveis e as despesas fixas.No ponto de equilíbrio a empresa não terá lucro nem prejuízo.O ponto de equilíbrio poderá ser calculado em valores ou quantidades.
Ponto de Equilíbrio em Valores: Valor total das despesas fixas / % da margem de contribuição.
Margem de Contribuição
Margem de Contribuição é um dos conceitos mais importantes, é o que sobra para a empresa da receita de vendas após pagar os custos variáveis. É através da análise de margem de cada produto que você poderá avaliar a viabilidade de manter ou não o produto, saber se ele traz lucro ou prejuízo.
...