Como criar um artigo de PESQUISA (científico)
Por: Ironside • 22/11/2017 • Artigo • 1.574 Palavras (7 Páginas) • 450 Visualizações
PROFESSORA MARIA CRISTINA VIECILI
COMO ELABORAR UM PROJETO DE PESQUISA
Devem compor o Projeto:
capa institucionalizada;
folha de rosto;
sumário;
tema
problema;
hipóteses;
justificativa;
objetivos;
marcos teóricos ou fundamentação teórica;
metodologia;
plano de pesquisa (futuro sumário);
cronograma; e
referências preliminares.
1 TEMA
Tema é um conceito que corresponde aos motivos que compõem o assunto da obra. O termo tema vincula-se ao grego théma e significa “o que se propõe” ou “sujeito de reflexão, de desenvolvimento ou de discussão”.
Com o tema, busca-se:
- Anunciar a idéia básica
- Definir os termos
- Colocar o assunto em seu contexto
- Interessar o receptor para comprometê-lo com o ponto de vista abraçado.
- Expor o plano – texto descritivo-narrativo do trabalho a ser realizado.
A função do tema é basicamente fática, ou seja, de estabelecer contato.
Quando se pensa num assunto, ele precisa apresentar a possibilidade de resposta para uma questão, ou seja, o tema deve ser problematizado À medida que se vai respondendo à pergunta, o campo também vai ficando delimitado. Ao delimitar o tema, para reduzir a extensão da pesquisa, utilizam-se adjuntos adnominais e adverbiais. No tema não convém usar citações. É a expressão do aluno, dizendo sobre o que se trata o tema. Elaborar um texto de no mínimo uma lauda.
2 PROBLEMA
A formulação de um problema é posterior à revisão da literatura e da reflexão. É idéia clara do problema que se pretende resolver. Redigir de forma interrogativa, direta ou indireta, clara, precisa e objetiva. O assunto deve ser problematizado e o pesquisador apresentar argumentos que visem solucioná-lo.
Para determinar o problema, o pesquisador:
- Revisará a literatura da área.
- Ocupar-se-á com problema ainda não resolvido ou resolvido indevidamente.
- Recolocará o problema sob nova perspectiva.
- Sua solução pode trazer benefícios para a sociedade.
A ideologia do pesquisador influencia significativamente na escolha de um problema.
São regras para a formulação de um problema:
- O problema pode ser estabelecido como uma pergunta:
O Código de Trânsito Brasileiro pode contribuir para a redução das transgressões no trânsito e difundir direitos do cidadão? Como são trabalhadas as dificuldades gramaticais das séries iniciais nas escolas públicas na região norte de Londrina?
- O problema deve ter uma dimensão viável. Não pode, portanto, ser excessivamente amplo, de forma que não se possa alcançar uma solução satisfatória. A formulação do problema deve ser clara, com termos bem definidos.
- A formulação do problema deve ser precisa. Problema significa objeto de discussão.
VARIÁVEIS
Não há necessidade de ter um item para variáveis, porém ela é importante para delimitar o assunto, para elaborar a questão do problema, para elaborar a hipótese, etc. O uso de variável na formulação de um enunciado científico tem como objetivo alcançar-lhe maior precisão. Uma variável pode assumir diferentes valores, segundo as circunstâncias. São exemplos de variáveis: idade, sexo, categoria social, estatura, peso, grau de escolaridade, estado civil, religião, etc. Variáveis são questões passíveis de verificação (o que pode ser observado) e como se relacionam.
3 HIPÓTESE
Hipóteses são simulações ideais das possíveis causas do problema. Quando não há problema, não pensamos. Enunciar com clareza o problema e indicar de que partes ele se compõe. É preciso entender o problema e desejar sua solução. O que significa encontrar a solução para o problema? A solução é o caminho que o levará de onde você está ao lugar onde você deseja ir.
Focaliza sua atenção no desconhecido: O que você quer encontrar? O que você deve procurar?
Você poderá raciocinar da seguinte maneira:
- O fim é o ponto ao qual desejo chegar.
- Se ainda não cheguei lá, não posso saber como o fim será.
- Como posso, portanto, começar do fim?
Pensando no fim, você poderá procurar a parte que está faltando. O cientista é um caçador do invisível. O sábio começa no fim, o tolo termina no começo. A investigação científica não termina com seus dados; ela se inicia com eles. O produto final da ciência é uma hipótese de trabalho. Um cientista sem imaginação é como um pássaro sem asas. Há que se ter construções da imaginação, provocadas por dados problemáticos.
Como construir Hipóteses de pesquisa. Uma vez determinado o problema, o pesquisador enfrenta uma variedade de possíveis respostas, desconhecendo qual é a mais adequada. Das hipóteses derivam as variáveis a serem estudadas. Nelas apóiam as informações coletadas, os métodos usados e a análise dos dados. A hipótese consiste em uma suposta resposta destinada a explicar provisoriamente um problema até que os fatos venham contradizê-la ou confirmá-la.
Se o pesquisador sabe que a afirmação é verdadeira, ela deixa de ser uma hipótese, pois é um fato. Se não tem certeza de sua validade, trata-se de uma hipótese.
São os seguintes os créditos ou requisitos para a formulação de uma hipótese: (a) consistência lógica; os termos do enunciado não podem ser contraditórios e ele deve ser compatível com o conhecimento científico atual; (b) os fatos arrolados devem ser verificáveis, passíveis de comprovação; por isso, não se admite o uso de conceito moral, religioso, transcendente; (c) a conceituação deve ser clara e compreensível; por isso, a necessidade de termos precisos e de se evitar generalizações “os conceitos empregados devem ser precisos, rigorosos e previamente definidos para evitar ambigüidades” (d) não deve basear-se em conceitos morais e subjetivos, e evitar adjetivos como: bom, mau, jovem, velho, atual, antiquado, prejudicial; (e) deve dispor de uma teoria que lhe dê sustentação. Deve ser elaborado na forma de texto (no mínimo uma lauda).
...