Como fazer um tangram
Tese: Como fazer um tangram. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: prof1953 • 5/6/2014 • Tese • 1.064 Palavras (5 Páginas) • 542 Visualizações
Como Fazer um Tangram
O Tangram pode ser construído com qualquer material, seja ele cartolina, papel cartão, madeira, vidro e até metal, o importante é confeccioná-lo de forma bem feita, com os riscos bem feitos e bem recortados.
Veremos abaixo o passo-a-passo da confecção de um Tangram:
1º passo:
É preciso desenhar um quadrado.
O quadrado é uma figura geometria que possui todos os lados com a mesma medida, por isso, seu quadrado pode ser de 10cm X 10cm, 40cmX 40cm ou qualquer outra medida, tudo depende do tamanho que você quer o seu Tamgram.
Ele pode ser medido com o auxílio da régua ou feito em papel quadriculado nesse caso, se vamos construir um quadrado de 10cm X 10cm é só medir um lado do quadradinho da folha e saber quantos quadradinhos serão necessários para somarem 10 cm, aí é só contar essa quantidade na horizontal e vertical.
2º passo:
Trace uma das diagonais do quadrado formando dois triângulos retângulos e também uma reta que une os pontos médios de dois lados consecutivos do quadrado; esta linha reta deve ser paralela à diagonal.
5º passo: 6º passo:
Trace a reta conforme a figura abaixo. Por último, trace esta reta.
Após ter traçado todas essas linhas (retas) é possível observar algumas figuras geométricas: um trapézio, um quadrado e cinco triângulos retângulos, e então é só recortar e começar a brincadeira.
Com o Tangram é possível construir várias figuras. Vejamos abaixo alguns exemplos:
Observando a variedade de figuras que podem ser construídas com o Tangram e com a intenção de chamar a atenção para mostrar que o Tangram pode ser usado de uma forma bem interessante, escrevemos uma fábula com a intensão de transformá-la em vídeo.
Abaixo estão as figuras utilizadas na fábula:
Coelho Anjo
Peixe Garça
Girafa
Após conversarmos bastante e escrevemos a fábula abaixo:
A aventura de um anjinho
Era uma vez, um Anjinho bem sapeca que estava brincando no céu, por entre as nuvens. Num descuido, o Anjinho que ainda não sabia voar, tropeçou, escorregou e caiu em direção à Terra.
Para sorte do Anjinho ele caiu em uma lagoa. Desesperado por estar longe de casa começou a chorar. Nisso, um Peixinho que estava nadando ali por perto ouviu os lamentos do anjinho, aproximou – se e perguntou:
_ Olá Anjinho porque você chora tanto?
O Anjinho respondeu:
_ Eu estava brincando por entre as nuvens, cai na terra e agora não sei como voltar para o céu. Você pode
...