Comparatio De Textos
Monografias: Comparatio De Textos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: laistp • 6/10/2014 • 264 Palavras (2 Páginas) • 268 Visualizações
Questão 02 (1,0 ponto) – Com base na Aula 06 – Linguagem Literária – e nos seus conhecimentos, leia os dois textos que seguem:
(...)
Os dois textos comentam sobre um mesmo fato, porém cada um a seu modo com suas especificidades. De posse dos entendimentos da Aula 06, produza um único texto que comente obrigatoriamente os seguintes pontos abaixo:
• Quais são as semelhanças existentes entre os dois textos?
• Algum deles tem função literária? Tem função informativa?
• O que podemos inferir sobre as noções de objetividade e subjetividade? E de Polissemia?
Justifique sua resposta em um texto de, no mínimo, 10 linhas e, no máximo, 30 linhas.
Os dois textos se assemelham, pois traz a tona o tema morte, relatando fatos ocorridos com alguma pessoa. O Texto 01 tem característica não literária. Sendo uma notícia extraída de jornal, o texto tem função de informar o leitor sobre um fato ocorrido que, nesse caso, foi a morte do humorista Fausto Fanti. Já com relação ao Texto 02, esse possui propriedades de um texto literário, já que a linguagem poética do autor, Manuel Bandeira, deixa claro que o texto não possui nenhum compromisso com a realidade exterior.
Enquanto o Texto 01 é completamente objetivo, o outro se mostra subjetivo e com muitas polissemias inferidas, ou seja, com expressões e palavras que dizem além do seu significado. Exemplo disso é mostrado quando diz que João morava num “barracão sem número”, o leitor já interpreta que a personagem leva uma vida à margem da sociedade, vive em uma favela “no morro da Babilônia”, provavelmente tem pouco dinheiro porque “era carregador de feira livre”.
...