Compatibilidade ecológica
Tese: Compatibilidade ecológica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gisela080183 • 10/6/2014 • Tese • 554 Palavras (3 Páginas) • 181 Visualizações
1 - Ambiental: È preciso que a atividade econômica tenha impactos menos negativos no ambiente e para isso é preciso que a sociedade e as empresas desenvolvam novas formas de consumo e produção. Empresas têm buscado por uma produção mais limpa e matéria prima menos tóxicas, diante disso a indústria tem sido forçada a investir em modificações de processos , aperfeiçoamento de mão de obra, substituição de insumos, redução de resíduos e racionalização de consumo de recursos naturais.
Social: A principal preocupação dessa perspectiva é o bem estar humano e a qualidade de vida. Fazer com que o processo de desenvolvimento cresça de maneira estável e com distribuição igualitária de renda.
Econômica: Não basta a empresa buscar o lucro, resultados devem incluir ganhos ambientais e sociais, para isso deve-se ter uma gestão de recursos mais eficientes e observar o impacto monetário entre as empresas, governo e população.
Política: As mudanças nos padrões de produção e consumo não está alheio ás decisões políticas. A política é necessária para o processo de mudança nos padrões de vida das organizações e da sociedade. O governo precisa garantir melhor qualidade de vida ás futuras gerações e isso não se faz com diálogo, e sim com políticas e programas que beneficiem as classes mais favorecidas e reconheça as empresas que se empenharam no desenvolvimento sustentável.
Cultural: As pessoas precisam se conscientizar que é impossível haver mudanças no padrão de consumo e no estilo de vida se nós não mudarmos nossos valores e comportamentos. Deixar de ter “mais” para ter “melhor”, deixar de consumir o desnecessário. Reforma intelectual e moral com novas formas de viver.
2 - As três dimensões a respeito da sustentabilidade são: Ambiental, Social e Econômica.
3 - A primeira resposta é a tecnológica: O limite dos recursos naturais é superado pelas mudanças tecnológicas, é preciso novos investimentos em relação ás fontes de energia para que haja uma substituição por alternativas mais viáveis.
A segunda resposta é a mudança no padrão de produção e consumo: Mudança de valores e novos costumes com abandono de tudo aquilo que é moda, instantâneo e supérfluo e em troca uma produção mais duradoura e decrescente.
A terceira resposta é a possibilidade de não evitarmos a catástrofe: Considerando que a emissão de gases de efeito estufa já é considerável e as medidas para amenizar tal quadro são lentas, não poderíamos evitar a extinção de vida na terra futuramente. E a idéia de que os homens criariam diante dessa necessidade meios tecnológicos para superar essa dificuldade pode nunca ocorrer.
4 - Governo: Um aspecto muito importante para o desenvolvimento sustentável é distribuição de renda. A qualidade de vida das classes mais baixas precisa ser melhorada com acesso a saúde, educação, emprego, moradia e renda. Políticas e programas sociais precisam ser criados em benefício dos mais necessitados, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.
Organizações: A produção precisa ser reformulada por padrões que leve em consideração os fatores ambientais e sociais. Satisfação das necessidades de consumo das classes mais baixas a fim de diminuir a pobreza e gerar lucro, por outro lado a diminuição da poluição
...