Competencias Profissionais
Pesquisas Acadêmicas: Competencias Profissionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Iven • 10/10/2014 • 4.447 Palavras (18 Páginas) • 272 Visualizações
R7.com
R7 TV
Notícias
Entretenimento
Esportes
Vídeos
Rede Record
Cola da Web
Disciplinas
Administração
Artes
Arquitetura
Biologia
Contabilidade
Direito
Economia
Educação Física
Filosofia
Física
Geografia Geral
Geografia Brasil
História Geral
História Brasil
Informática
Inglês
Literatura
Matemática
Marketing
Pedagogia
Português
Psicologia
Química
Redação
Sociologia
Vestibular
Como fazer
Dicas de estudo
Baixar Livros
ENEM - ProUni
Exercícios
Guia de Profissões
Resumos de Livros
Sisu
Vídeo Aulas
Pesquisas
Astronomia
Bibliotecas
Biografias
Corpo Humano
Cultura
Curiosidades
Doenças
Dicionários
Drogas
Guerras
Países
Política
Mapas
Mitologia
Religião
Exercícios
Biologia
Física
Geografia
História
Inglês
Matemática
Português
Química
Guia Profissões
Livros
Download de Livros
Resumos de Livros
Home » Pedagogia » A pedagogia do Trabalho: para além da pedagogia das competências
A pedagogia do Trabalho: para além da pedagogia das competências
Construir um projeto político-pedagógico que retome a concepção de qualificação na perspectiva da emancipação humana, para além da pedagogia das competências na perspectiva da emancipação humana, exige uma configuração que efetivamente articule:
saber científico – tecnológico
científico-tecnológicos e práticas de trabalho
habilidades básicas, específicas e de gestão
metodologia, a partir das características dos aprendizes, de modo a tomar o trabalho como foco, a reestruturação produtiva como eixo, o contexto e a história de vida como ponto de partida, a integração transdisciplinar e a transferibilidade como princípios metodológicos.
Um dos grandes desafios postos à educação pelas mudanças no mundo do trabalho é a superação do que temos chamado de pedagogia taylorista/fordista, cujos princípios são a separação da formação intelectual da formação prática, a formação para partes bem definidas do processo de trabalho, vinculadas ao posto e a memorização, através da repetição, com ênfase nas dimensões psicomotoras e cognitivas, ou seja, no desenvolvimento de competências lógico-formais, sem a consideração da dimensão afetiva, ou comportamental.
Sem desconsiderar estas dimensões, mas rearticulando-as em uma concepção que tome o processo educativo em sua dimensão de totalidade a partir de uma concepção histórica de homem em sua integralidade, que o compreenda como síntese do desenvolvimento social e individual, e neste sentido como síntese entre a objetividade das relações sociais e produtivas e a subjetividade, há que se construir um processo educativo que o leve a dominar as diferentes linguagens, desenvolver o raciocínio lógico e a capacidade de usar conhecimentos científicos, tecnológicos e sócio-históricos para compreender e intervir na vida social e produtiva de forma crítica e criativa, construindo identidades autônomas intelectual e eticamente, capazes de continuar aprendendo ao longo de suas vidas.
Assim, a pedagogia do trabalho deverá levar o aluno a compreender que, mais do que dominar conteúdos, deverá aprender a se relacionar com o conhecimento de forma ativa, construtiva e criadora.
Torna-se, pois, necessário discutir a questão do método6 . Como ponto de partida é preciso apontar que não se trata de discutir
...