Competencias Profissionais
Trabalho Escolar: Competencias Profissionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ederson18 • 2/11/2014 • 2.119 Palavras (9 Páginas) • 264 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 2
2 ETAPA 1 3
2.1 Oportunidades de Mercado e Justificativa 3
3 ETAPA 2 4
3.1 Formação da empresa e organograma 4
3.2 Funções 6
3.3 Organograma 7
4 ETAPA 3 7
4.1 Estrutura, Suprimentos e Fornecedores 7
5 ETAPA 4 8
5.1 Estimativa de custos e preços 8
5.2 Estimativa de preços e faturamento 9
6 CONCLUSÃO 11
7 REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
Nossa equipe escolheu fundar uma fábrica de embalagens para “delivery”, no ramo de gastronomia, pesquisando custos iniciais para abertura de um negócio, preços de matérias primas, maquinários, salários, alugueis de imóveis para acomodação da empresa enfim, toda a burocracia que envolve a abertura de um negocio envolvendo as praticas cabíveis no cenário brasileiro.
Apresentamos uma oportunidade de negócio, de como faremos para ingressar no mercado, bem como pretendemos nos manter nele, pois não basta abrir um negócio, tem que acreditar na ideia e fazer acontecer. Colocar a mão na massa, começar pequeno pra poder crescer.
Nessa Atividade Supervisionada da disciplina de Competências Profissionais visa identificar oportunidade de mercado e, a partir dela implantar uma empresa. A partir dessa atividade podemos nortear trabalhos futuros, identificar e delegar as funções as serem desempenhadas pelos sócios da empresa e necessidade de contratar funcionários a partir do crescimento da empresa e demanda do mercado.
Foram realizadas pesquisas de mercado, salários e valores aplicados dos produtos a serem produzidos, com isso pudemos mensurar os custos previstos, bem como sugerir preço dos produtos a serem disponibilizados ao mercado.
Esse trabalho foca a utilização de recursos próprios, descartando a possibilidade de endividamento da empresa através de empréstimos ou financiamentos.
2 ETAPA 1
2.1 Oportunidades de Mercado e Justificativa
O mercado está repleto de produtos e serviços. Todo mundo copia todo mundo, enquanto outros tentam superar a qualidade, o preço, em fim, vivemos a era do consumismo desenfreado e isso gera a oportunidade de cada dia surgir um novo negócio, um novo produto no mercado.
Nosso desafio agora é desenvolver um novo negócio, precisamos identificar uma oportunidade para ingressar no mercado. Temos a missão de explorar um negócio novo que seja aceito pelo mercado consumidor, e mais que isso; que seja uma necessidade do mercado.
Escolhemos então explorar o negócio de embalagem para gastronomia. Com tantos restaurantes, bares entre outros estabelecimentos gastronômicos da região.
Comprar algo para comer em casa é um ato repetido milhares de vezes por milhares de pessoas, todos os dias, pessoas com pouco tempo, pessoas que moram sozinhas, que trabalham longe de casa e até mesmo que por comodidade preferem pedir entregas de variados alimentos para comer em casa. Afinal alimentar-se de modo saudável ou não é algo que temos de fazer diariamente, e todos esses alimentos tem que está muito bem embalado, então esse mercado cresce em uma velocidade que nem se pode imaginar. Muitas vezes a embalagem chega a valer mais que o próprio alimento que está nela, nem sempre por questões financeiras, mas sim pela segurança e higiene no manuseio e transporte do estabelecimento até o cliente final.
Acreditamos nessa oportunidade por que ela nos parece bastante promissora, não vai precisar de um grande investimento inicial, podemos ampliar o negócio pouco a pouco com recursos próprios à medida que a empresa começar a faturar. É uma oportunidade que pode ser amplamente explorada, pois além de produtos de consumo contínuo, poderá ser feita embalagens de diversos tipos, não só atendendo no ramo gastronômico, como também futuramente ampliando para outras áreas. Cada área traz uma nova oportunidade de lucro, de investimento e de consagração com o mercado consumidor.
Visamos um fábrica de embalagens altamente sustentável, não só por uma questão de responsabilidade social, mas também de sobrevivência, pois atualmente a cadeia produtiva de empresas que dependem de material como plásticos e papéis está naturalmente ligada à reciclagem.
Outra oportunidade importante a destacar é o atual aumento econômico que está alterando significativamente o poder de compra das classes menos favorecidas que nos traz a oportunidade de liberar o potencial do consumo doméstico e assegurar a maior vantagem competitiva do nosso país.
Não acreditamos que existam ameaças no setor, pois há espaço para todos no mercado, todos os dias são usadas milhões de embalagens e só tende a aumentar esse número. E o porte da empresa nos dá flexibilidade para atender e personalizar as demandas do mercado.
3 ETAPA 2
3.1 Formação da empresa e organograma
Para dar inicio ao processo de concepção de nossa empresa de embalagens vamos primeiro escolher o local mais adequado para realizarmos a nossa atividade empresarial. Vamos alugar um ponto comercial com espaço suficiente para serem instaladas as maquinas cortadoras de papel, e a acomodação de todas as pessoas que serão envolvidas no esquema de funcionamento da empresa. Estima-se ser necessária uma área de 120m², com flexibilidade para ampliação conforme desenvolvimento do negócio. Os ambientes serão divididos em galpão de produção, escritório e depósito para estoque.
O galpão de produção vai abrigar bancadas, mesas e cadeiras para o trabalho de dobragem e montagem das embalagens. Também vai contemplar os computadores, impressoras e scanner para o trabalho de criação visual das embalagens.
O escritório destina-se ao atendimento a clientes e fornecedores, além de funcionar como local de trabalho da administração. Será composto por uma mesa de trabalho, cadeiras e computador. O piso deve ser de alta resistência e durabilidade, além de fácil manutenção.
As paredes serão pintadas com tinta acrílica. Nas áreas externas deverá ser pintada em tons claros. Na fachada serão
...