Competencias Profissionais
Artigos Científicos: Competencias Profissionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: assange • 11/7/2013 • 613 Palavras (3 Páginas) • 444 Visualizações
1) (10,00 ponto) Faça uma pesquisa na Internet e elabore um trabalho sobre os testes de competências profissionais que o mercado de trabalho toma como base nas avaliações de candidatos durante a seleção para contratar profissionais. Procure relacionar os tipos de testes e a forma de aplicação desses testes. Analise se essa é a melhor forma e a mais justa de avaliar as competências de um candidato.
Podemos dizer que hoje o diploma universitario já não tem tanto valor como antigamente , ele se tornou um quesito básico , talvés fruto do “shopping center universitario” onde está cada vez mais facíl se formar, devido a parcelamentos e financiamentos das mensalidades. Longe estão os dias em que frequentar uma universidade altamente credenciada era uma garantia para conseguir um bom emprego ou uma boa posição profissional. É necessario muito mais: experiência, comunicação e outras habilidades.
E de grande importância, são as competencias profissionais, que são formadas basicamente por três fatores:conhecimento, habilidades e atitudes. Dentre elas , as mais procuradas no mercado de trabalho são:
1. Adaptabilidade.
É a capacidade de adaptação às mudanças, a diferentes situações e realidades, a novas atividades e projetos.
2. Criatividade.
É o processo através do qual as ideias são geradas, desenvolvidas e transformadas em valores. O processo envolve a descoberta de maneiras novas e eficazes de lidar com o mundo, resolver problemas e ampliar o círculo de influência.
3.Iniciativa.
É tomar a iniciativa de resolver problemas e realizar tarefas fáceis ou difíceis. Não só ter a ideia ou solução, mas acima de tudo, tomar medidas. O mercado está procurando profissionais que respondem com rapidez e agilidade às demandas da vida cotidiana.
4.Facilidade de comunicação.
Com a evolução da tecnologia surgiram diversas ferramentas de comunicação. Por outro lado, fazer uso destas novas ferramentas não significa ter facilidade de comunicação. Você precisa saber expor claramente as ideias e opiniões, o que exige ser capaz de observar os acontecimentos e situações, e ouvir os outros.
5. Facilidade de relacionamento interpessoal.
Relacionar-se facilmente com os outros exige ser empático, aceitar a si mesmo e aos outros com os pontos fortes e fracos de cada um, estar disponível para o outro.
6. Capacidade de resolver problemas.
Resolução de problemas faz parte da rotina diária em todas as atividades de trabalho, o que muda é o tipo e a dimensão de tais problemas.
7. Capacidade para trabalhar em equipe.
Não podemos mais trabalhar sozinhos.Vivemos em um mundo globalizado que exige que o trabalho seja feito em equipe, às vezes composta de pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância.
8. Liderança.
Um bom líder ouve as ideias dos outros, inspira confiança nos colegas
...