Comportamento Organizacional
Por: osfaya • 23/5/2016 • Relatório de pesquisa • 3.586 Palavras (15 Páginas) • 152 Visualizações
ATPS
Comportamento Organizacional (C.O)
Anhanguera educacional: Faculdade anhanguera educacional Polo de apoio de Luziânia-GO
Acadêmicos:
Andreia Conceição de Oliveira- RA -429584
Natália Cristina de Souza- RA-432333
Karina Juliane Melo Duarte- RA-442178
Ana Claudia Oliveira- RA-432577
ATPS de Comportamento Organizacional apresentada ao curso de Recursos Humanos da faculdade Anhanguera do polo de apoio presencial de Luziânia GO.
1º semestre, supervisionada pela professora Fabíola
Luziânia-GO
2013
Sumario
Introdução.................................................................................
1. Capitulo1- Comportamento Organizacional................
2. Capitulo 2- Visão sistêmica e mudança........................
3.Capitulo 3- equipe a relevância da liderança para as organizações............
4.Capitulo 4- A relevância da comunicação.........
5. Conclusão..............................................................
6. Referencias Bibliográficas...........................................
Capitulo1
Introdução
O presente trabalho tem como objetivo definir o conceito de Comportamento Organizacional de acordo com o desafio proposto pela Atividade Pratica Supervisionada-ATPS, mostrando a relevância do ser humano na atuação da organização para que ela se torne eficiente e eficaz. A organização precisa solucionar problemas de acordo com a sua natureza e complexibilidade, sem aniquilar o sistema como um todo. Isto quer dizer, resolver as parte, para que o todo funcione. Além de tudo, elas necessitam da participação de indivíduos visionários adaptando as mudanças.
Definição
Comportamento Organizacional e o estudo sobre o comportamento humano dentro do seu ambiente de trabalho, que foca nas ações e atitudes dos indivíduos e grupos em diferentes situações, com o objetivo de alinhar os objetivos pessoais, como satisfação no trabalho e auto-realização; e assim alcançar uma boa produção, reduzir falhas, rotatividades e criar um ambiente organizacional bem equilibrado e livre de conflitos.
Definição de C.O por Stephen P. Robbins
O autor define que, o estudo do C.O implica ao desenvolvimento das habilidades interpessoais. E que os funcionários de uma empresa podem ser a mola propulsora de inovação e de mudança, ou podem ser uma barreira contra ela. E que neste aspecto o estudo de C.O oferece diversas ideias e técnicas fundamentais aos gestores na implementação dessas mudanças.
(Obs. Havia apenas um autor neste presente polo).
Quadro comparativo: sobre sistemas abertos e fechados
Sistema aberto- Pode ser definido como uma empresa que realiza ações transparentes, límpidas e cristalinas, dos seus negócios. Para entende estes requisitos devem ser envolvidos todos os escalões da empresa, respeitando o tipo e forma de distribuição de informações. Com as mudanças no mundo às empresas necessitam de flexibilidade, dinamismo, capacidade de gestão situacional, planejamento, competência estratégica e aptidão de seus processos e sistemas, tornando se assim abertas para resistir às mudanças.
Sistema fechado- Pode ser comparado como uma empresa que não liga para as mudanças do mundo ou para as dos seres vivos, as mesmas são insensíveis e indiferentes a qualquer influencia ambiental, tornando se, hermética, independentes e sem abordagem sistêmica, ou seja, não recebem influencia dos ambientes externos.
Visão sobre comportamentos abertos e fechados
Sistema aberto Sistema fechado
Possuem fluxos de entrada Não possuem entrada nem saída de e de saída, de importação e de material. São aqueles considerados exportação com o ambiente. isolados. Ex. O universo Ex. Organismos vivos.
Mantém continua troca de energia Não precisam interagir com o e matéria. Ex. Os seres vivos ambientes para funcionar. Ex. maquinas
Há fonte de energia e material Não há troca energética nem material com o exterior. com o exterior. Ex. pedras
Ocorre importação de recurso Sem inputs de matéria mais com inputs do ambiente para se manter nele. de energia. Ex. termostato objetos inputs de matéria de energia. Ex. a chama
Capitulo 2
Perguntas:
- Em que consiste a inovação no mundo, casa, escola, trabalho etc?
R- Consiste em mudanças, ou seja, inovar aquilo que foi estabelecido para aquele momento que poderá sofrer transformações para se adaptar nas novas mudanças que ocorrem com o passar do tempo.
- Qual o beneficio da inovação nas empresas?
R- As inovações são importantes pois permite que as empresas acessem novos mercados, aumentem suas receitas, realizem novas parcerias, adquiram novos conhecimentos e aumentem o valor de suas marcas.
-O que é uma empresa inovadora?
R- É aquela que realizou atividades de inovação durante o período de analise, incluindo as atividades em processos e as abandonadas, ou seja empresas que tiveram atividade e inovação no período analisado.
-O profissional precisa ser inovador?
R- Se a empresa quer o melhor dos empregados, deve oferecer o melhor para ele, não há mais duvidas sobre o fato de que as organizações que possuem boas praticas de RH alcançam resultados melhores sobre os aspectos. Sendo assim o profissional precisa ser inovador.
- O que é relevante para inovar no Brasil?
R- O país encontra-se numa situação pouco compatível com seus avanços econômicos mais recentes, que o colocaram no posto de sexta maior economia do globo. É pouco provável que grandes empresas brasileiras possam se comparar a outras no mundo sem dedicar recursos específicos para tal. No caso da Petrobras, é fácil imaginar todo ciclo de investimentos em pesquisa e desenvolvimento que serão necessários para viabilizar técnica e economicamente a exploração da camada do pré-sal, sem contar toda cadeia de desenvolvimento que visa a reboque da exploração em águas profundas, que certamente melhoram nossa posição no mundo como país inovador.
...