Comportamento Organizacionaç
Projeto de pesquisa: Comportamento Organizacionaç. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: formiguinhastar • 11/3/2014 • Projeto de pesquisa • 1.381 Palavras (6 Páginas) • 144 Visualizações
Sumário
Introdução.........................................................................................3
Capitulo 1 ...............................................................................4
Capitulo 2..........................................................................................6
Capitulo 3..........................................................................................7
Capitulo 4..........................................................................................8
Conclusão..........................................................................................10
Referências Bibliográficas................................................................11
Introdução
O comportamento organizacional é o campo de estudos voltado ao comportamento humano dentro das organizações, e por meio dessa análise, pode se definir estratégias e meios para alcançar os objetivos necessários para o crescimento contínuo da empresa.
Visa a uma preocupação com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; e o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a se observa sua eficiência, eficácia e efetividade. Realizam um estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos em grupos.
Busca identificar as formas pelas quais as pessoas podem agir de maneira mais eficaz, focando ações e atitudes dos indivíduos . Cuja finalidade é corresponder à explicação, previsão e controle do comportamento humano.
Através disso podemos observar que o comportamento organizacional é o campo de estudos voltado ao comportamento humano dentro das organizações, e por meio dessa análise, definir estratégias e meios de alcançar os objetivos necessários para o crescimento contínuo da empresa.
Quando falamos sobre comportamento organizacional estamos falando basicamente de tudo aquilo que interfere no comportamento tanto da organização quanto dos grupos e indivíduos.
Capitulo 1
As organizações exercem uma função considerável na vida do ser humano por que modelam o comportamento dos respectivos membros, pois podem influenciar as necessidades e motivos dos indivíduos em diferentes organizações, ou em grupos na mesma organização, incentivarem a produtividade, bem como respostas rápidas as estratégias administrativas variadas. Caracterizam-se pela sua complexidade e o seu empenho em superar as pressões sociais, econômicas , culturais,tecnológicas e políticas.
Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.
As finalidades do comportamento organizacional correspondem a explicação, previsão e controle do comportamento humano. A explicação refere-se a identificação das causas ou razões que impulsionaram determinados fatos/acontecimentos/fenômenos. A previsão está direcionada para eventos futuros estabelecendo os resultados alcançados através de uma ação específica. O controle apresenta-se como um objetivo controverso, pois há em si uma dificuldade em monitorar o comportamento do ser humano, o qual é integrante fundamental nas organizações. O controle implica na contribuição mais valiosa que o comportamento organizacional acarreta para o trabalho gerando eficácia.
Elemento de importância crescente na formação do administrador (Visão da administração como processo: Estudo de pessoas, grupos e interações nas estruturas organizacionais e interorganizacionais).
Uma ciência aplicada, engloba conceitos de psicologia, sociologia e administração entre outras disciplinas. *Representa a convergência gradual das diversas escolas de pensamento.
Abordagem integrativa: Combinar o desenvolvimento técnico/conceitual (cognitivo) com um aprendizado natural (habilidades interpessoais).
Voltada para quatro tipos de comportamento:Produtividade,absenteísmo,rotatividade e cidadania organizacional.
Preocupada com a satisfação no trabalho atrelada a eficiência e a eficácia.
As principais variáveis são: Estrutura, clima e cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento, habilidades interpessoais.
Aumentar a produtividade e a qualidades dos produtos de uma empresa (GESTÃO DA QUALIDADE:Satisfação constate do cliente mediante o aprimoramento contínuo de todos os processos organizacionais).
Melhoria das habilidades humanas:Motivação,liderança, treinamento, satisfação com trabalho, avaliação de desempenho,comunicação eficiente,etc.
Administrando a diversidade da força de trabalho: Um dos desafios mais importantes e abrangentes . Diz respeito à raça,etnia , sexo dos participantes, mulheres, negros,deficientes físicos,idosos, e homossexuais.
Respondendo à globalização: Aprender a trabalhar com pessoas em diferentes culturas(Qualificação, compreensão cultura e adaptar o estilo de gerenciamento a sua cultura).
Fortalecendo as pessoas: Emporwement - Fortalecimento dos funcionários, equipes autogerenciadas .
Estimulando a inovação e a mudança: Organizações Bem sucedidas precisam encorajar a inovação e dominar a arte da mudança para expressar sua competitividade , ou estarão fadadas à morte. Os funcionários de uma empresa podem ser a mola propulsora da inovação e da mudança ou podem ser uma barreira poderosa contra elas. O desafio enfrentado pelos executivos é estimular a criatividade e a tolerância à mudança. O estudo do comportamento organizacional oferece muitas idéias e técnicas para ajudar na realização desse objetivo.
Lidando com a “temporariedade” : Os executivos e os funcionários de hoje precisam aprender a lidar com a temporariedade, bem como a conviver com a flexibilidade, a espontaneidade e a imprevisibilidade,
...