Compreensão da amostragem não probabilística (não aleatória)
Tese: Compreensão da amostragem não probabilística (não aleatória). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: biapauline • 11/6/2014 • Tese • 720 Palavras (3 Páginas) • 824 Visualizações
Noções básicas sobre amostragem não probabilística (não aleatória)
Amostras não probabilística são muitas vezes a opção para alguns estudos devido à sua simplicidade ou, como acontece na maioria das vezes, não é possível ter uma amostra tão definida para se obterem amostras probabilísticas. As técnicas de amostragem não probabilísticas são utilizadas quando não se conhece a probabilidade de um elemento da população ser escolhido para participar da amostra. Em alguns estudos descritivos ou exploratórios pode não ser necessária a preocupação em conhecer esta probabilidade. Principalmente quando não é objetivo do estudo, fazer generalização dos resultados das análises estatísticas da amostra para a população de onde a amostra foi retirada.
IMPORTANTE: Desde que seja utilizada em determinadas situações e suas limitações sejam consideradas, a amostragem não probabilística pode ser usada em pesquisas acadêmicas e pesquisas de mercado trazendo contribuições aos estudos nos quais ela é empregada.
É preciso ficar claro para os pesquisadores e para os usuários da pesquisa que esse método possui inúmeras limitações, sendo inferior à amostragem probabilística em termos de precisão de resultados. Quando utilizar o processo de amostragem não probabilística LEMBRAR QUE os resultados produzidos por este tipo de pesquisa devem ser interpretados com cuidado.
O uso de amostragem não probabilística é uma das principais escolhas por alunos que desenvolvem um TCC, uma monografia ou uma Tese de Mestrado. Geralmente esses estudos são exploratórios e não existe a necessidade de uma amostra altamente "precisa" e também não se pretende generalizar os dados obtidos para a população.
Tipos de Amostragem Não Probabilística
a) Amostragem por Conveniência ou Acidental;
b) Amostragem por Intenção ou por Julgamento;
c) Amostragem por quotas ou Proporcional;
a) Amostragem Não Probabilística por Conveniência ou Acidental: É adequada e freqüentemente utilizada para geração de idéias em pesquisas exploratórias. É empregada quando se deseja obter informações de maneira rápida e barata.
É o pesquisador quem define quais as unidades que são convenientes para a pesquisa. Este método é utilizado, geralmente, em pesquisas de opinião, em que os entrevistados são acidentalmente escolhidos é possível recrutar elementos para a amostra tais como; estudantes em sala de aula, mulheres no shopping, alguns amigos e vizinhos, pesquisas de opinião em praças públicas ou em ruas movimentadas de grandes cidades, etc.
b) Amostragem por Intenção ou por Julgamento: É baseada na escolha deliberada e exclui qualquer processo aleatório. Os elementos que deverão compor a amostra são julgados como adequados baseado em escolhas de casos específicos, na população onde o pesquisador está interessado. É o pesquisador quem escolhe os elementos para pertencer à amostra, por julgar tais elementos bem representativos da população.
Um exemplo deste tipo de amostragem corresponde à situação em que se deseja saber a aceitação
...