Comunicacao Organizacional
Trabalho Escolar: Comunicacao Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mcquoy • 23/1/2014 • 1.246 Palavras (5 Páginas) • 470 Visualizações
I. TÍTULO
A Importância da Comunicação nas Organizações:
O Caso da Escola Primária Completa Unidade 19
II. CONTEXTO
Para que exista comunicação é necessário que se tenha um entendimento do que se quer transmitir, no caso das empresas as comunicações muitas vezes, ou quase sempre não tem o intuito de apenas comunicar, mas de persuadir, sensibilizar o receptor a tomar ou ter determinada atitude ou reacção, isto é, pôr a par deste entendimento plenamente. Neste contexto, o papel da comunicação organizacional hoje vai mais além. Ela deve, efectivamente servir de suporte para o modelo de gestão bem estruturado e com capacidade de levar a organização a enfrentar os desafios cada vez mais competitivos e pautar por uma maior integração no acompanhamento de todas as operações e/ou actividades a nível de todos os colaboradores.
Neste contexto, a comunicação organizacional assumiria um papel relevante caso não fosse de deficiência o seu exercício no seio da Escola Primária Completa Unidade 19. Esta instituição de ensino público situa-se no interior do Bairro do Aeroporto “A” em Maputo, mais concretamente na Rua de Camões, e é limitado nas laterais por casas habitacionais, na parte traseira por um beco que serve de travessia para os moradores do bairro e na parte frontal temos uma estrada terraplanada que dá acesso a escola. A Escola possui um total de 12 salas de aulas divididas em 4 blocos, 2 blocos de 4 salas e 2 blocos de 2 salas para atender o seu efectivo escolar (número de alunos) de 1820. Tem ainda 1 sala de professores, 2 para os professores, 1 para os directores e 1 para o pessoal não docente. Tem também um bloco onde se encontra a Direcção, o Sector Pedagógico e a Secretaria da Escola. Esta instituição de ensino primário é resultado de um projecto governamental moçambicano para a educação aprovado após a independência do país que visava a erradicação do analfabetismo.
Da comunicação, espera-se que cumpra o seu verdadeiro papel social e de envolver o emissor e o receptor em um diálogo aberto e democrático, em que a estratégia de gestão da empresa seja aberta, construída com base em princípios éticos. Comunicação Organizacional é uma ferramenta de gestão de recursos humanos, responsável por "irrigar" todos os campos da vida organizacional, para que haja eficiência e eficácia na gestão, cooperação, motivação, etc. Sem comunicação não há organização. Pois a organização Humana é simplesmente uma rede comunicacional, de tal modo que a comunicação falha, uma parte da estrutura organizacional também falha (REGO, 2007).
Muitas das vezes a eficácia da comunicação não é conseguida como se pretende, uma vez que existem diferentes factores de ruído que distorcem e interferem na transmissão da mensagem. Para além do ruído e a omissão na mensagem, como problema de comunicação, a interpretação da mensagem pela pessoa que o transmite torna-se também uma das maiores barreiras ao cumprimento de um circuito eficaz a nível comunicacional.
III. PROBLEMA
A falta de comunicação organizacional na Escola Primária Completa Unidade 19 deixa os funcionários da mesma sem informação precisa acerca das taxas de desconto (diário, INSS e assistência médica e medicamentosa).
IV. HIPÓTESE
Uma comunicação de carácter regular e inclusivo na Escola Primária Completa Unidade 19 reduziria a restrição da informação no seio da organização.
V. OBJECTIVOS
V.1 Objectivo Geral
Analisar a importância da comunicação organizacional para a melhoria das actividades.
V.2 Objectivos Específicos
1) Identificar os principais desafios que a Escola Primária Completa Unidade 19 tem na sua comunicação organizacional.
2) Propor medidas adequadas para a melhoria da comunicação organizacional.
VI. METODOLOGIA
VI.1 Métodos de Recolha de Dados
1) Revisão da literatura: obras científicas referentes à Comunicação Organizacional
2) Pesquisa na internet: livros relacionados com Comunicação Organizacional
VI.2 Análise e Interpretação de Dados
Será feita uma análise comparativa dos dados recolhidos no que diz respeito às actuais práticas de comunicação.
VII. JUSTIFICAÇÃO
Esta Pesquisa tem relevância teórica de contribuir com conhecimentos novos que ampliem e enriqueçam aqueles já acumulados sobre comunicação organizacional, em particular, no sentido de reflectir sobre uma melhor articulação entre a teoria e a prática.
A nível prático a Pesquisa também é importante no sentido de contribuir para elevação de qualidade da integração dos trabalhadores na comunicação organizacional na Escola Primária Completa Unidade 19.
VIII. REVISÃO DA LITERATURA
Para presente pesquisa, usou-se como quadro teórico de referência os conceitos e fundamentos sobre comunicação organizacional por alguns autores. A prática da comunicação organizacional sem restrição ou exclusão das suas propriedades implica um acompanhamento pleno e abrangente às todas actividades laborais.
A comunicação irriga todos os espaços da vida organizacional. Não importa, para já, discutir em que circunstâncias essa irrigação e bem ou mal exercida ou em que situação promove ou dificulta o desempenho das pessoas (REGO, 2007).
A comunicação pode transmitir-nos um conteúdo e dar-nos ao mesmo tempo a noção de uma relação. Por exemplo, quando um chefe diz ao seu empregado para marcar uma reunião este transmite o conteúdo do trabalho e utiliza o seu estatuto de chefe em relação ao seu subordinado.
A comunicação é encarada como um fenómeno constituído por diferentes variáveis que ao estabelecerem relações entre si tornam o total diferente da soma das partes; é teleológico, porque orientado para uma meta, tem significado apenas quando inserido num determinado contexto e é relacional porque é uma manifestação da relação entre os interlocutores.
Ela
...