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Comunicação E Expressão - Unidade 5

Trabalho Escolar: Comunicação E Expressão - Unidade 5. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  1.137 Palavras (5 Páginas)  •  305 Visualizações

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Pergunta 1

.

0,2 em 0,2 pontos

Cândido Portinari (1903-1962), um dos mais importantes artistas brasileiros do século XX, tratou de diferentes aspectos da realidade em seus quadros.

Sobre a temática dos Retirantes, Portinari também escreveu o seguinte poema:

(....)

Os retirantes vêm vindo com trouxas e embrulhos

Vêm das terras secas e escuras; pedregulhos

Doloridos como fagulhas de carvão aceso

Corpos disformes, uns panos sujos,

Rasgados e sem cor, dependurados

Homens de enorme ventre bojudo

Mulheres com trouxas caídas para o lado

Pançudas, carregando ao colo um garoto

Choramingando, remelento

(....)

Cândido Portinari. Poemas. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1964

Das quatro obras reproduzidas abaixo, assinale aquelas que abordam a problemática que é tema do poema, tornando-se exemplo de intertextualidade implícita.

Resposta Selecionada:

Correta

a) 2 e 3.

Resposta Correta:

Correta

a) 2 e 3.

Feedback da resposta:

2 e 3. Os quadros citados retomam o tema do poema, constituindo um exemplo de intertextualidade implícita. A intertextualidade implícita ocorre sem a citação expressa da fonte. Aqui, no caso, os textos dialogam sem que haja a indicação explícita da fonte. A imagem 1 não se relaciona com tema de retirantes e a imagem 4 mostra um cangaceiro, o que não necessariamente se relaciona com retirantes.

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Pergunta 2

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0,2 em 0,2 pontos

Leia o texto a seguir. Ele baseia-se na conhecida história “Chapeuzinho Vermelho”.

Bem brasileiro

Chapeuzinho Vermelho recebe um e-mail de sua mãe dizendo que a avó tinha acabado de ser operada: acabara de fazer uma lipo, colocou botox. Portanto, chapeuzinho deveria visitá-la.

Chapeuzinho decide levar sorvete para sua avó, aliás, sorvete diet, pois ela já é uma pessoa de idade, apesar de não admitir. Chapeuzinho resolveu, então, pegar o coletivo para ir ao hospital.

O problema é que seu ex-namorado Lobo, um sujeito barra pesada, ficou sabendo da história e resolveu se antecipar, pegando um moto-táxi. Logicamente, ele chegou antes, pois Chapéu teve de enfrentar um ônibus lotado e um trânsito infernal.

Ao chegar no hospital e se deparar com a velha, o lobo sacou seu trêsoitão e mandou chumbo na velha. Chapeuzinho havia acabado de chegar e assistiu aquela cena digna do Linha Direta. Tentou chamar a rádio patrulha, porém, a polícia estava em greve.

Então, num acesso de fúria, inspirada pelos filmes do Van Damme e Schwarzenegger, ela ataca o Lobo e o desarma.

No entanto, na luta, eles acabam se beijando apaixonadamente, pois se lembraram dos momentos maravilhosos que passaram juntos.

Depois, Chapéu se lembrou da vovó agonizante, mas para surpresa de todos, a velha sobreviveu graças a prótese de silicone, que alojou a bala. E então, todos viveram felizes até a conta do hospital chegar, já que a vovó não tinha plano de saúde.

http://letrasmundosaber.blogspot.com.br/2009/08/parodia-e-um-genero-textual-muito.html

Com relação ao texto, podemos dizer que trata-se de

Resposta Selecionada:

Correta

a) paródia, pois houve a modificação completa do conto de fadas voltada para o cômico e criticando a modernidade.

Resposta Correta:

Correta

a) paródia, pois houve a modificação completa do conto de fadas voltada para o cômico e criticando a modernidade.

Feedback da resposta:

O texto é uma paródia, pois inverte o conto de fadas mostrando uma visão mais cômica da história, fazendo referências a elementos que compõe a modernidade, como: e-mail, congestionamento, filmes de luta, e o “felizes para sempre”, que não durou muito.

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Pergunta 3

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0,2 em 0,2 pontos

Assinale a alternativa correta quanto a classificação dos níveis de intertextualidade:

I- A paródia deforma os valores do texto original, mantendo sua organização estrutural.

II- A estilização preocupa-se com a originalidade do texto, não permitindo criações que copiem outros textos.

III-A paráfrase é a retomada ou referência que se faz a outro texto, respeitando

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