Comunicação Eficiente Nas Organizações
Dissertações: Comunicação Eficiente Nas Organizações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bela08 • 31/10/2013 • 4.889 Palavras (20 Páginas) • 283 Visualizações
ARTIGO - COMUNICAÇÃO EFICIENTE NAS ORGANIZAÇÕES - UM ESTUDO DE CASO NA ASSOCIAÇÃO DOS PRAÇAS POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES DE MINAS GERAIS
ARTICLE - EFFECTIVE COMMUNICATION IN ORGANIZATIONS - A CASE STUDY ON THE ASSOCIATION OF SQUARES OF MILITARY POLICE AND FIREMEN MINAS
Elaborado por: Adriana Bross, Daniel Luiz Borba Santana, Isabela Neves.
Resumo:
O artigo apresenta a definição da Comunicação Interna, suas estratégias e como a falha na comunicação pode afeta a organização. Mostra-se também uma análise por parte dos colaboradores da empresa sobre o assunto, seus conhecimentos sobre Comunicação Interna, como esta pode afetar as estratégias e objetivos da empresa e qual sua importância. O método de pesquisa constitui-se de um questionário quantitativo aplicado aos colaboradores e foram abordados assuntos relacionados à Comunicação Interna como: motivação, relações interpessoais, instrumentos de comunicação da organização, suas falhas. A organização pesquisada é uma associação, e foi realizada dentro da sede. A apresentação dos resultados do questionário e suas ações foram baseadas nas respostas de cada funcionário. A falta de conhecimento fez com que os reflexos da pesquisa tornassem diferentes as opiniões de alguns colaboradores, de forma negativa dentro da empresa.
PALAVRAS-CHAVE: Comunicação Interna na Organização.
ABSTRACT
The article presents the definition of Internal Communication strategies and how miscommunication can affect the organization. It is also shown by an analysis of the company's employees on the subject, their knowledge of internal communication, as this can affect the strategies and goals of the company and what their importance. The method of research is quantitative questionnaires were applied to employees and discussed issues related to Internal Communication as: motivation, interpersonal relationships, communication tools of the organization, its flaws. The researched organization is an association, and was held in the headquarters. The presentation of the results of the questionnaire and its actions were based on the responses of each employee. The lack of knowledge meant that the reflections of the research would be different the opinions of some employees, negatively within the company.
KEY-WORDS: Internal Communication within the Organization.
INTRODUÇÃO
As empresas e os funcionários são grupos que buscam alcançarem objetivos comuns para atender sua demanda. Este modo organiza uma cultura que estimulam os funcionários a atuarem, interagirem e se organizarem dentro da organização.
A influência entre os colaboradores e organização é de extrema importância para estabelecer um bom relacionamento interno, assim evitando possíveis conflitos na empresa. É importante a união de interesses dos funcionários com os da organização, pois assim ambos serão bem sucedidos. A comunicação interna é indispensável para que isto aconteça.
Na atualidade, em função do empenho para aumento da produtividade e da qualidade, a comunicação interna tem sido mais valorizada nas organizações. Pode-se dizer que a comunicação interna é como uma série de ferramentas utilizadas para promover a influência mútua e a troca de experiências entre a organização e os funcionários.
Ainda que exista varias formas de obter informações e conhecimentos, nem sempre significa que estamos se comunicando. Em uma organização não é diferente. Varias informações são transmitidas e ocasionam conflito na vida dos funcionários quando são expressas de maneira inadequada. A comunicação interna é uma ferramenta usada para a aceitação dos interesses dos empregados e da organização, por meio do estímulo do diálogo, à troca de ideias e experiências. Este fator é primordial para o ambiente empresarial.
As ferramentas da comunicação interna podem alterar de um informativo cumprimentando os aniversariantes do mês com á foto do funcionário, sobre tudo o uso da radio no ambiente da organização. Na maioria das vezes engloba a comunicação administrativa, a comunicação social (boletins, jornais) e a própria comunicação interpessoal (Funcionários e seus superiores). A comunicação nas empresas refere-se a todos os fluxos de dados que são coadjuvantes dos métodos de comunicação da organização. (THAYER 1976)
O presente artigo tem como objetivo transmitir com mais clareza a importância da habilidade da comunicação nas empresas. A pesquisa exploratória efetuada dentro da Aspra, o artigo mostra os resultados de um questionário feito para os funcionários, com ofertas de melhorias e quais ferramentas á organização usa para a comunicação interna.
1. O PROBLEMA DA FALTA DE COMUNICAÇÃO
Há quem reconheça que a comunicação interna ainda não ultrapassou o discurso, não sendo uma prática nas organizações. Para BUENO (2003), é muito difícil que os responsáveis pela comunicação disponham de suas convicções para se dedicarem integralmente ao trabalho em equipe. No entanto, para que exista o crescimento das organizações é preciso que tenha interação entre seus membros. É necessário desenvolver uma cultura em que todos os colaboradores se considerem parte do mecanismo de obtenção e transmissão de informações na organização.
Uma das principais causas de insucesso nas organizações é a falta de feedback, que torna as comunicação deficiente e causa conflitos. De um modo geral, as pessoas não se sentem comprometidas em dar retorno, seja por uma falsa sensação de poder, falta de hábito, negligência ou por simples falta de educação.
É fundamental ouvir o que o funcionário tem a dizer do contrário, ele não entenderá que sua contribuição é importante para o fluxo das informações internas. Conforme MARCHIORI (2006), se a organização já aprendeu a ouvir o consumidor em relação ao marketing, é preciso aprender a ouvir o que o colaborador tem a dizer da organização.
Ou seja, a dificuldade de solução para os problemas ligados à comunicação está exatamente na falta de uma educação guiada pela cultura do diálogo, pelo ato de refletir em grupo e pensar com espírito de equipe, respeitando as diferenças culturais de cada pessoa ou grupo, para confirmar-se um ambiente de convivência das diferenças, aliás, esse o conceito fundamental da democracia. De nada servem veículos e canais oficiais de comunicação interna, tais como intranet, jornal interno, boletim e mural de
...