Conceito De Estatistica
Dissertações: Conceito De Estatistica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dyellen • 5/3/2014 • 379 Palavras (2 Páginas) • 234 Visualizações
A Estatística é a parte da matemática aplicada que apresenta processos próprios para coletar, apresentar e interpretar adequadamente conjuntos de dados, sejam eles numéricos ou não. Podemos dizer que seu objetivo é o de apresentar informações sobre dados em análise para que tenhamos maior compreensão dos fatos que os mesmos representam.
As aplicações da estatística estão presentes em todos os campos de estudo: na medicina (por exemplo, no controle de doenças que antecipam epidemias), na biologia (por exemplo, no caso de espécies ameaçadas de extinção, onde são criados regulamentos e leis para a proteção das mesmas a partir das estimativas estatísticas de modificação de tamanho destas populações), nas ciências sociais (para o planejamento de ações que busquem o equilíbrio social), na física, na administração, na economia, na política, e em muitas outras áreas do conhecimento.
Na engenharia, um dos maiores usos está no controle de processos, produtos e serviços. Podemos observar isso, por exemplo, nas técnicas de controle de qualidade. Com base nas análises estatísticas temos melhores justificativas para propor medidas de controle como as que regem a poluição ambiental, as inspeções de automóveis, a utilização de equipamentos de proteção individual, etc. A estatística pode ser aplicada na produção para acompanhar a estabilidade dos processos, por meio das cartas de acompanhamento (cartas de controle estatístico de processo). Também utilizamos a estatística para analisar ensaios destrutivos e não destrutivos, onde pode ser verificada a porcentagem de peças não conformes ou probabilidade de vida útil de equipamentos ou peças. Utilizamos a estatística em calibração de equipamentos de medição e na verificação da condição de uso desses meios de medição e em muitas outras aplicações.
A Estatística subdivide-se em três áreas: descritiva, probabilística e inferencial. A Estatística Descritiva, como o próprio nome já diz, se preocupa em descrever os dados. A Estatística Inferencial (ou Indutiva ou ainda Amostral), fundamentada na Teoria das Probabilidades, se preocupa com a análise destes dados e sua interpretação e está relacionada à incerteza e fatores que envolvem o acaso.
A estatística descritiva, cujo objetivo básico é o de sintetizar uma série de valores de mesma natureza, permitindo dessa forma que se tenha uma visão global da variação desses valores, organiza e descreve os dados de três maneiras: por meio de tabelas, de gráficos e de medidas descritivas.
...