Conceitos iniciais de estatistica
Trabalho acadêmico: Conceitos iniciais de estatistica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 1968 • 25/5/2013 • Trabalho acadêmico • 1.864 Palavras (8 Páginas) • 756 Visualizações
Universidade Anhanguera - UNIDERP
Centro de Educação a Distância
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
ESTATÍSTICA
ALUNOS / R.A.
ANTONIO MARCOS B. MONTEIRO.....334805
ROBERTO DAMIANI............................... 299436
JARDEL DE SOUZA SILVA.....................299413
LUCYANA MACHADO DA SILVA..........336589
KAIQUE PABLO VIEIRA SANTOS.........334214
Professora à disctância: Ma. Ivonete Melo de Carvalho
Tutora Presencial: Ana Cristina Gonçalves
CUIABÁ-MT / SETEMBRO-2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 03
2 DESENVOLVIMENTO 04
2.1 ETAPA 01: CONCEITOS INICIAIS DE ESTATISTICA 04
2.2 ETAPA 02: PLANILHA DE DADOS 06
2.3 ETAPA 03: TABELA DE FREQUENCIAS E GRAFICOS 07
2.4 ETAPA 04: CAUCULAR, MÉDIA, MODA, MEDIANA, VARIANCIA E DESVIO PADRÃO 09
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
1 INTRODUÇÃO
A estatística não é um ramo da matemática onde se investigam os processos de obtenção, organização e análise de dados sobre uma determinada população. A estatística também não se limita a um conjunto de elementos numéricos relativos a um fato social, nem a números, tabelas e gráficos usados para o resumo, a organização e apresentação dos dados de uma pesquisa, embora este seja um aspecto da estatística que pode ser facilmente percebido no cotidiano. Ela é uma ciência multidisciplinar, que permite a análise estatística de dados de um físico. Poderia também ser usada por um economista, agrônomo, químico, geólogo, matemático, biólogo, sociólogo psicólogo e cientista político.
Essa atividade teve como objetivo apresentar conceitualmente a estatística, apresentando algumas funções de tal ferramenta, acrescentando sua importância no dia a dia das empresa, auxiliando os gestores nos processo de tomadas de decisão.
Para o êxito dessa atividade foi realizado inicialmente uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se de livros, artigos, periódicos e sites de internet, para orientar-se quanto aos cálculos e os atalhos para calcular cada função.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 ETAPA 01: CONCEITOS INICIAIS DE ESTATISTICA
Durante o século XX, a Estatística revolucionou a ciência através do fornecimento de modelos úteis que sofisticaram o processo de pesquisa na direção de melhores parâmetros de investigação, permitindo orientar a tomada de decisões nas políticas socioeconômicas. Para Stigler (1986), os métodos estatísticos foram desenvolvidos como uma mistura de ciência, tecnologia e lógica para a solução e investigação de problemas em várias áreas do conhecimento humano.
A chegada de computadores pessoais cada vez mais poderosos foi decisiva e fez com que a Estatística se tornasse mais acessível aos pesquisadores dos diferentes campos de atuação. Atualmente, os equipamentos e softwares permitem a manipulação de grande quantidade de dados, o que veio a dinamizar o emprego dos métodos estatísticos. Os métodos estatísticos modernos formam uma mistura de ciência, tecnologia e lógica para os problemas de várias áreas do conhecimento humano sejam investigados e solucionados. Ela é reconhecida como um campo da ciência e é uma tecnologia quantitativa para a ciência experimental e observacional em que se pode avaliar e estudar as incertezas e os efeitos de algum planejamento e observações de fenômenos da natureza e principalmente os da sociedade.
Para Matsushita (2010, p 25),
O que se entende, modernamente, por Estatística ou Ciência Estatística é muito mais do que um conjunto de técnicas úteis para algumas áreas isoladas ou restritas da ciência. Por exemplo, ao contrário do que alguns imaginam, a estatística não é um ramo da matemática onde se investigam os processos de obtenção, organização e análise de dados sobre uma determinada população. Também não se limita a um conjunto de elementos numéricos relativos a um fato social, nem a tabelas e gráficos usados para o resumo, a organização e apresentação dos dados de uma pesquisa, embora este seja um aspecto da estatística que pode ser facilmente percebido no cotidiano.
A estatística é definida como um conjunto de métodos e técnicas que envolve todas as etapas de uma pesquisa, desde o planejamento, coordenação, levantamento de dados por meio de amostragem ou censo, aplicação de questionários, entrevistas e medições com a máxima quantidade de informação possível para um dado custo, a consistência, o processamento, a organização, a análise e interpretação dos dados para explicar fenômenos socioeconômicos, a inferência, o cálculo do nível de confiança e do erro existente na resposta para uma determinada variável e a disseminação das informações.
Segundo Armando Cavanha, a estatística compreende:
A coleta, a apresentação e caracterização da informação, visando assistir a análise de dados e o processo de decisão. A Estatística Descritiva envolve a coleta, a análise e a apresentação de um conjunto de dados, para descrever as diversas características deste conjunto de dados. A Estatística Inferencial consiste nos métodos de estimativas de uma população com
...