Conceito e importância da ferramenta "Direção" nas organizações
Projeto de pesquisa: Conceito e importância da ferramenta "Direção" nas organizações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: NataliaBonardi • 20/5/2014 • Projeto de pesquisa • 606 Palavras (3 Páginas) • 338 Visualizações
1.Introdução
Uma vez definido o planejamento e estabelecida à organização resta fazer as coisas andarem e acontecerem. Esse é o papel da direção.
A direção está relacionada com a ação e como se colocar em ligação com as pessoas. Não há organização sem pessoas. As organizações são sistemas sociais, pois são constituídas por pessoas.
A função de direção se preocupa com que as operações sejam executadas e os objetivos atingidos com ações organizacionais. A direção na ação empresarial possui três níveis da empresa, sendo eles Institucional com posições os presidentes e diretores alto executivos, Intermediário com gerentes e pessoas do meio do campo e Operacional com supervisores e encarregados.
2. Desenvolvimento
2.1 Conceito e a importância da Ferramenta “Direção” nas Organizações.
A direção constitui a terceira função administrativa e o seu papel é fazer as coisas andarem e acontecerem, para o bom funcionamento da empresa. A função de direção se relaciona com a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados por meio da atividade das pessoas que compõem a organização, se preocupa com que as operações sejam executadas e os objetivos atingidos com a ação organizacional. E para se alcançar esses objetivos individuais é preciso unir forças com todos os participantes das empresas que são: Acionistas ou investidores, Colaboradores, Fornecedores e Clientes ou consumidores.
Cada um desses participantes possui expectativas, e a direção precisa saber lidar com todos eles.
A direção constitui uma das mais complexas funções administrativas, pois envolve a execução, comunicação e liderança.
A direção da ação empresarial nos três níveis da empresa.
1. Nível Institucional: Corresponde ao nível mais elevado da empresa, composto dos diretores, proprietários ou acionistas e dos altos executivos. É responsável pela condução e orientação da ação empresarial. É uma função voltada para o desempenho das pessoas. Possui dois estilos de direção baseadas em concepções competitivas: a Teoria X (ou tradicional) e a Teoria Y(ou moderna).
A teoria X faz com que as pessoas focam exatamente o que as empresas querem, sem que possam expor suas opiniões ou objetivos. É como suas ideias e criatividades ficassem presas e não pudessem expor.
A teoria Y é um moderno estilo de direção, pois propõe um estilo participativo e democrático e tem base nos valores humanos. Ela evidencia a iniciativa individual, ao contrário da Teoria X.
Os sistemas administrativos condizem com o perfil organizacional da empresa.
Classifica-se em quatro sistemas administrativos, que são:
• Autoritário – Coercitivo;
• Autoritário – Benevolente;
• Consultivo;
• Participativo;
Em alguns casos, verifica-se a existência simultânea dos quatros sistemas em diferentes áreas e níveis da mesma organização, dependendo da altura organizacional
...