Conceitos Centrais De Gestão Organizacional
Ensaios: Conceitos Centrais De Gestão Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Glaucyellen • 27/10/2014 • 2.660 Palavras (11 Páginas) • 298 Visualizações
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
UNOPAR
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GESTÃO PÚBLICA
MARCIA MARIA GUIDO OLIVEIRA
CONCEITOS CENTRAIS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL
RIO DE JANEIRO
2014
MARCIA MARIA GUIDO OLIVEIRA
CONCEITOS CENTRAIS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL
Trabalho apresentado em requisito a Produção Textual individual relativa ao 1º e 2ºSemestre, Portfólio para as Disciplinas de:
Fundamento da Gestão Pública
Gestão de Pessoas
Economia no Setor Público
Ética, Política e Sociedade
Seminário I; Professores: Karen Hiramatsu, Wilson Salvalagio, Mônica Maria Silva, Marcia Bastos de Almeida e Rinaldo José Barbosa.
Da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.
RIO DE JANEIRO
2014
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho ao meu Marido, que foi compreensiva nos momentos difíceis e sempre me estimulou.
AGRADECIMENTOS
Aos professores, pelas orientações metódica e precisa nos diversos encontros em sala de aula e, que continuem em suas trajetórias orientando alunos de graduação pela sua ótica critica e imparcial quanto à Gestão Pública no Brasil.
À UNOPAR, instituição onde estou tendo a oportunidade de adquirir conhecimentos científicos e profissionais através de orientações de professores e vivencias de práticas pedagógicas.
SUMÁRIO
1. Introdução....................................................................................................................7
2. Aspectos Históricos sobre a Gestão Organizacional....................................................8
3. Conceitos Sobre Gestão Organizacional.......................................................................9
4. Organizações Empresariais sobre Aplicações..............................................................11
5. Conclusão..................................................................................................................13
8. Referências.................................................................................................................14
1 - INTRODUÇÃO
O presente trabalho aborda algumas questões fundamentais do entendimento da inovação na gestão das organizações empresariais, enfocando o seu processo histórico e enfatizando conceitos dentro de uma abordagem histórico-teórica, além de fazer uma relação crítica com suas aplicações em micro, pequenas e médias empresas em países em desenvolvimento ou periféricos como o Brasil.
Compreende uma pesquisa teórica (MUNHOZ, 1989: 29), descritiva e documental (GIL, 1996: 51) acerca da inovação na gestão organizacional, seus conceitos, sob uma análise histórica desde as suas primeiras escolas da Administração surgidas no final do século XIX, assando pela produção artesanal nos primórdios do capitalismo, pela produção em massa até a micro-eletrônica, verificando as implicações destes conceitos construídos ao longo da História em micro, pequenas e médias empresas.
O conhecimento é, portanto, um marco fundamental em termos de organização do trabalho e de processos de gestão, pois relativiza a dicotomia entre a concepção e a execução da tarefa. O trabalhador do conhecimento, por sua vez, passa de mero executor de tarefas para estabelecer a sua própria lógica de trabalho. Ele deixa de ser especialista numa área do conhecimento, tornando-se mais flexível e multidisciplinar, apto para a realização de trabalhos em equipe, com objetivo comum de solucionar os problemas da organização. Os projetos de lei complementar que tramitam nas duas casas do Congresso Nacional também serviram de subsidio no desenvolvimento desse estudo, através da identificação das posições de consenso quanto à estrutura de uma nova lei e das divergências quanto aos principais temas.
A partir dos dispositivos legais e das propostas legislativas foi possível definir o conteúdo básico da nova legislação, sua estrutura e os principais temas que poderão dar sustentação às praticas orçamentárias dos entes federativos.
Os conceitos de organização, tecnologia, inovação e gestão e sua implicações e relações ajudam na compreensão de muitos fatores que envolvem a inovação na gestão organizacional e a importância e necessidade de relacioná-la a outros fatores culturais e sociais. O deslocamento da Sociedade Industrial para uma sociedade baseada em informação e conhecimento é motivado especialmente pelo novo fator de produção que, de fato, é o conhecimento. Este passa a ser o motor da economia e se transforma na principal forma de produção.
2 – ASPÉCTOS HISTÓRICOS SOBRE A GESTÃO ORGANIZACIONAL
Os primórdios da Administração
...