Conceitos derivados e regras de formação de palavras
Tese: Conceitos derivados e regras de formação de palavras. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dois • 3/12/2013 • Tese • 1.652 Palavras (7 Páginas) • 357 Visualizações
ETAPA 1 (tempo para realização: 5 horas )
Aula-tema: Conceito de Derivada e Regras de Derivação.
Essa atividade é importante para poder verificar a aplicação da derivada inserida em conceitos básicos da física. A noção intuitiva de movimento, velocidade, aceleração é algo intrínseco a todos, já que é algo natural. No entanto, quando visto sob um olhar crítico científico, pode se observar as leis da física, em que as operações matemáticas e regras de derivação básica estão intimamente ligadas a essas leis. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
PASSOS
Passo 1 (Aluno)
Pesquisar o conceito de velocidade instantânea a partir do limite, com. Comparar a fórmula aplicada na física com a fórmula usada em cálculo e explicar o significado da função v (velocidade instantânea), a partir da função s (espaço), utilizando o conceito da derivada que você aprendeu em cálculo, mostrando que a função velocidade é a derivada da função espaço. Dar um exemplo, mostrando a função velocidade como derivada da função do espaço, utilizando no seu exemplo a aceleração como sendo a somatória do último algarismo que compõe o RA dos alunos integrantes do grupo.
Resposta:
A velocidade instantânea é definida como o limite da relação entre o espaço percorrido em um intervalo de tempo, onde tempo tende a zero. Quando se considera um intervalo de tempo que não tende a 0, a velocidade é considerada média. A velocidade instantânea pode ser entendida como a velocidade de um corpo no exato instante escolhido. No movimento retilíneo uniforme, a velocidade instantânea coincide com a média em todos os instantes.
Exemplo: função x = 3t²+t³+5t-11
• Velocidade no tempo 4s
V = d.x 7t+3t²+5
d.t
V =7.4+4.4²+5
V = 28+32+5
V = 65 m/s
• Aceleração no tempo 2s
V = d.x 7t+3t²+5
d.t
A = d.v 6+7t
d.t
A = 6+7.2
A = 6+14
A = 20 m/s²
Obs.( O resultado da aceleração esta conforme o anunciado pede, ou seja, a aceleração é a somatória do último algarismo que compõe o RA dos alunos integrantes do grupo).
Passo 2 (Aluno)
Montar uma tabela, usando seu exemplo acima, com os cálculos e plote num gráfico as funções S(m) x t(s) e V(m/s) x t(s) para um intervalo entre 0 a 5s, diga que tipo de função você tem e calcular a variação do espaço percorrido e a variação de velocidade para o intervalo dado.
Calcular a área formada pela função da velocidade, para o intervalo dado acima.
Resposta:
Gráfico s(m) x t(s) x = 3t²+t³+5t-11
Gráfico v(m) x t(s) x = 7t+3t²+5
Passo 3 (Equipe)
Pesquisar sobre a aceleração instantânea de um corpo móvel, que define a aceleração como sendo a derivada da função velocidade. Explicar o significado da aceleração instantânea a partir da função s (espaço), mostrando que é a aceleração é a derivada segunda. Utilizar o exemplo do Passo 1 e mostrar quem é a sua aceleração a partir do conceito de derivação aplicada a sua função espaço e função velocidade.
Resposta:
Aceleração instantânea da partícula no instante t é o limite dessa razão quando Δt tende a zero. Representando a aceleração instantânea por ax, temos então:
A aceleração de uma partícula em qualquer instante é a taxa na qual sua velocidade está alterando naquele instante. A aceleração instantânea é a derivada da velocidade em relação ao tempo: a = dv dt. Vamos derivar a equação da velocidade instantânea para obter a aceleração instantânea. Função da velocidade em um determinado instante.
V=V0¹-¹ + a*t¹-¹
V=1*V0¹-¹ + 1*a*t¹-¹
a=a
Podemos observar que a derivada da velocidade instantânea resulta direto na aceleração.
Passo 4 (Equipe)
Plotar num gráfico sua função a(m/s2) x t(s) para um intervalo de 0 a 5 segundos e dizer que tipo de função você tem.
Resposta:
Gráfico v(m) x t(s)
V = 6+7t
Função: 1º Grau
ETAPA 2 (tempo para realização: 5 horas )
Aula-tema: Conceito de Derivada e Regras de Derivação.
Essa atividade é importante para poder verificar a aplicação da derivada inserida em
situações relacionadas às várias áreas como física, biologia, música etc. Uma observação mais aprofundada sobre o conceito de derivação e um olhar mais amplo sobre a constante de Euler, que é muito usada, mas que muitas vezes assumi um papel oculto dentro do próprio cálculo matemático e que por sua vez está intrinsecamente ligado a vários fenômenos naturais.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
PASSOS
Passo 1 (Aluno)
O que é a Constante de Euler?
Resposta:
A constante foi
...