Conceitos funcionais
Tese: Conceitos funcionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: clau_bru • 14/12/2013 • Tese • 2.136 Palavras (9 Páginas) • 359 Visualizações
Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
ATIVIDADE AVALIATIVA DESAFIO DE APRENDIZAGEM
Disciplina: Matemática
Prof.Me. Pedro Hiane
Bauru Norte
2011
Introdução:
Conceitos de Função: O conceito de função na análise de fenômenos econômicos muitas vezes usa-se funções matemáticas para descrevê-las e interpretá-las. Nesse sentido, as funções matemáticas são usadas como ferramentas que auxiliam na resolução de problemas ligados á administração de empresas. O estudo das funções é importante, uma vez que elas podem ser aplicadas em diferentes circunstâncias: nas engenharias, no calculo estatísticos de animais em extinção, etc. O significado da função é intrínseco á matemática, permanecendo o mesmo para qualquer tipo de função seja ela do 1° ou do 2° grau, ou uma função exponencial ou logarítmica. Portanto, a função é utilizada para relacionar valores numéricos de uma determinada expressão algébrica de acordo com cada valor que a variável x assume.
Função de 1º grau: utiliza o conceito de função quando estão relacionadas duas grandezas variáveis, o que ocorre com muita frequência em situações práticas nas áreas relacionadas à administração e tecnologias diversas. A representação gráfica de uma função se constitui em um excelente recurso para a visualização rápida e eficiente de cada situação proposta.
Uma função é dita do 1º grau , quando é do tipo y = ax + b , onde a 0.
Exemplos:
f(x) = 3x + 12 (a = 3; b = 12)
f(x) = -3x + 1 (a = -3; b = 1).
Propriedades da função do 1º grau:
O Gráfico de uma função do 1° grau é uma reta onde a inclinação da reta e o termo independente corta o eixo vertical.
Representando graficamente.
Função do 2º grau: é reconhecida quando tem a variável com grau 2, ou seja, o seu maior expoente é 2. O gráfico que corresponde a essas funções é uma curva denominada de parábola. Um exemplo de função do 2º grau: f(x) = ax2 + b 0.
Exemplos: f(x) = x2 - 2x + 1 (a = 1, b = -2, c = 1);
y = - x2 (a = -1, b = 0, c = 0)
Gráfico da função do 2º grau y = ax2 + b + c: é sempre uma parábola de eixo Vertical.
FUNÇÂO DO 2º grau
Função Exponencial: As funções exponenciais são aquelas que crescem ou decrescem muito rapidamente. Elas desempenham papéis fundamentais na Matemática e nas ciências envolvidas com ela, como Física, Química, Engenharia Psicologia e outras. Toda relação de dependência, em que uma incógnita depende do valor da outra, é denominada função. A função denominada como exponencial possui essa relação de dependência e sua principal característica é que a parte variável representada por x se encontra no expoente. As funções exponenciais são aquelas que crescem ou decrescem muito rapidamente. Elas desempenham papéis fundamentais na Matemática e nas ciências envolvidas com ela, como: Física, Química, Engenharia, Astronomia, Economia, Biologia, Psicologia e outras.
A função exponencial será crescente quando a base a for maior que 1, e decrescente se a for positivo menor que 1. Seu gráfico terá sempre um do seguintes aspectos:
A > 1, f é crescente
A < 1, f é decrescente
Exemplo de função exponencial:
Supondo que, em 2003, o PIB (Produto Interno Bruto) de um país seja de 500bilhões de dólares. Se o PIB crescer 3% ao ano, de forma cumulativa, qual será o PIB do país em 2023, dado em Bilhões de dólares?Use 1, 0320 =1,80
P(x) = P0* (1+I)t
P(x) =500* (1+0,03)20
P(x) =500*1,80
P(x) =900
O PIB do País no ano de 2023 será igual a 900 Bilhões.
Conceito: O Logaritmo é o resultado de uma operação em que o valor desconhecido é o expoente. Sua utilização tem por finalidade a simplificação de cálculos complexos,isto é as propriedades dessa operação permitem transformar uma multiplicação em uma adição,uma potenciação em um produto.Isso facilita o Cálculo de valores expressivamente grandes ou pequenos.Logaritmo é um estudo da matemática que depende maciçamente do conhecimento sobre potenciação e suas propriedades ,pois para encontrar o valor numérico de um logaritmo,é preciso desenvolver uma potência e transformá-la em um logaritmo.
Exemplo:
log 813 = x
81x = 3
(34)x = 3
34x = 3
4x = 1
x = ¼
Função Custo e Receita
Empresas são agentes econômicos responsáveis por transformar fatores de produção em mercadorias. Ou seja,compram terra,trabalho e capital e os transformam em produtos comercializáveis no mercado de bens e serviços.
A compra de fatores de produção gera Custos (CT) para empresas que geralmente são divididos entre custos variáveis totais (CVT), que dependem das quantidades produzidas, e custos fixos (CF) que não dependem da produção. Na linguagem matemática podemos representar os custos totais como:
CT(q) =CVT+CF
Como foi dito acima, o custo variável total (CVT) depende da quantidade produzida, então, ao multiplicarmos o custo variável unitário pela quantidade produzida, encontramos o custo variável total:
CVT(q) =CV. q
Portanto (Q) =CV. q=Cf. (Custo)
Perceba que a função Custo total possui
...