Condicao Fisica
Casos: Condicao Fisica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: freshp • 24/2/2014 • 1.102 Palavras (5 Páginas) • 175 Visualizações
Patrick Seixas
3.A
N.18
Curso: Técnico de Apoio Psicossocial
Disciplina: Educação Física
INTEP
Condição Física
Índice
- Introdução
- Benefícios
- Indicações e contra-indicações
- Objectivo
- Aquecimento
- Indicações e contra-indicações
- Condição física
- Retorno a calma
- Conclusão
- Bibliografia
Introdução
No âmbito da disciplina de Educação Física pretendo abordar o tema Condição Física. Com este trabalho pretendo aprender mais acerca da Condição Física.
Este trabalho fala acerca dos benefícios, das indicações, dos objectivos, do aquecimento etc.
Com este trabalho pretendo saber mais sobre a Condição Física.
Benefícios
Mais disposição física ao longo do dia, e mais energia.
Bem-estar mental e emocional.
Mais força para atividades que requerem esforço físico.
Menos possibilidade de traumas ou dores musculares por realizar pequenos esforços.
Mais prevenção contra doenças, sistema imunológico fortalecido.
Preparo para a velhice (é muito difícil começar a cuidar do corpo na velhice se não cuidamos antes).
Indiretamente, melhor relacionamento com os outros, melhor qualidade de vida, produtividade no trabalho e de forma geral, já que com os benefícios no corpo, no estado mental e emocional, todas essas áreas são afectadas positivamente.
Avaliação da Condição Física
Inclui a avaliação dos diversos parâmetros da condição física associados à saúde tais como
• Factores de risco cardiovascular
• Composição corporal
• Capacidade aeróbia
• Flexibilidade
• Força (máxima e resistente)
Possibilita situar cada indivíduo numa escala de “normalidade” para a sua faixa etária, conduzindo o processo
de planeamento individualizado do exercício.
Indicações e contra-indicações
Positivos são a produção de endorfina, substancia q libera uma sensação de prazer. Além de melhorar o sono, a actividade física previne problemas cardíacos e gordura no organismo. Reduz a tensão e ansiedade, ajuda a controlar o peso, ajuda a combater a osteoporose, ou seja, a fraqueza dos ossos provocada por perda excessiva da massa óssea, ajuda no controle da hipertensão, ajuda a combater os problemas do coração e ajuda no controle dos diabetes.
Negativos são as lesões adquiridas por excesso ou más praticas dos exercícios. O exagero leva a fadiga muscular o que pode demorar dias para recuperar a musculatura.
Objectivo
Se existe preocupação em ter uma vida saudável, a actividade física insere-se nela. Quando o espírito lúdico e social que muitas vezes observamos no ginásio impera, há muito mais probabilidades de o indivíduo se manter fiel a uma prática de actividade física regular pois ao mesmo tempo que convive com os amigos e demais colegas de treino, também faz exercício.
Aquecimento
O aquecimento é a primeira parte da actividade física e tem como objectivo preparar o indivíduo tanto fisiologicamente como psicologicamente para a actividade física. A realização do aquecimento visa obter o estado ideal psíquico e físico, prevenir lesões e criar alterações no organismo para suportar um treinamento, uma competição ou um lazer, onde o mais importante é o aumento da temperatura corporal.
Retorno à calma
As atividades realizadas após o exercício são muito importantes também, visto que quando acabamos uma atividade o nosso metabolismo está elevado, comparado com o repouso. Da mesma forma que o nosso corpo precisa de um aquecimento que vai preparando nosso organismo de forma gradual para a atividade, ele também precisa fazer o processo inverso para retornar ao repouso, devido a estresse que o exercício causa ao nosso organismo.
A principal forma de fazer que o nosso corpo volte ao estado de repouso é fazendo movimentos leves, no caso da corrida, após correr, ao invés de parar com a atividade totalmente, o ideal é fazer uma caminhada leve.
Essa caminhada, que é chamada comumente de volta à calma ou também de atividade de resfriamento, é importante, visto que após o término
...