Conforto Ambiental
Artigos Científicos: Conforto Ambiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: huahsiuahisu • 24/3/2015 • 1.200 Palavras (5 Páginas) • 698 Visualizações
• Conforto Ambiental
O conforto ambiental é um dos principais objetivos da arquitetura e do urbanismo, pois visa proporcionar satisfação e qualidade de vida para o usuário.
Para proporcionar as condições necessárias de habitualidade, utiliza-se racionalmente os recursos disponíveis. Fazendo com que projeto arquitetônico em questão corresponda ás necessidades do ambiente natural, social, cultural e econômico de cada sociedade. .
O Conforto Ambiental, compreende o estudo das condições acústicas, visuais, olfativas, térmicas e os fenômenos físicos a elas associados.
• Conforto Visual
Cada pessoa percebe, avalia e tem reações individuais em relação ao seu ambiente físico, e o conforto visual é importante para que esse ambiente se torne agradável, promova o bem-estar, segurança, saúde, e também para aumentar a produtividade.
Existem inúmeras formas de obter o conforto visual, e determinados elementos são essenciais .
As cores possuem a capacidade de influenciar psicologicamente o comportamento dos seres humanos. E o uso adequado pode promover conexões psicológicas, como por exemplo: um ambiente onde o uso do branco é predominante, há uma sensação de amplitude, limpeza e seriedade. Assim como o uso de cores quentes como, laranja e amarelo, em um ambiente de alimentação, estimula o apetite. De forma geral, o uso das cores nos ambientes é um elemento fundamental para a comunicação entre o ambiente e o usuário.
O equilíbrio dos elementos da composição arquitetônica é de extrema importância, e é composto por dois tipos: simétrico e assimétrico. O equilíbrio simétrico tem como principal marca a rigidez e mantém comprometimento com as proporções. E o equilíbrio assimétrico tem o objetivo de quebrar a monotonia da simetria, conseguindo manter proporções. O uso de equilíbrio independentemente do tipo, é fundamental para que se possa compor espaços confortáveis e organizados. .
O alinhamento também é algo que deve ser considerado, pois ele traz “ordem ao caos”, ajudando a organizar itens similares, cria grupos e conexões visuais. E um bom alinhamento de elementos deve passar despercebido pelo observador, e já a falta de alinhamento deixa o erro (intencional ou não), muito visível, pois cria um visual “desleixado” e desorganizado .
O contraste entre cores, texturas, tonalidade, material, brilho, luz, forma, tamanho, etc, é uma das maneiras mais usadas para criar interesse visual, dando ênfase ao que é mais importante ou para direcionar o olhar do observador.
Mas entre todas as formas citadas de obter conforto visual, a mais importante é a Iluminação. Pois é através do luz que os elementos ganham cor, brilho, textura, etc. O nível de iluminação interfere diretamente no mecanismo fisiológico da visão e também na musculatura que comanda os movimentos dos olhos, ou seja, interfere diretamente na adaptação do usuário a cada ambiente, proporcionando conforto ou desconforto aos olhos .
A falta de iluminação, pode ocasionar desconto visual, o que pode interferir diretamente no usuário do espaço. Como por exemplo ler e escrever em um ambiente mal iluminado causa cansaço aos olhos, o que diminui a produtividade. Comer em um espaço escuro, pode causar indigestão, e é por isso que escritórios, bibliotecas, escolas, e praças de alimentação tendem a receber um maior índice de iluminação. .
Entretanto a exposição a grande intensidade de luz, também pode causar desconforto visual, como grande irritabilidade e desconcentração. Sair de um ambiente muito iluminado para a luz natural, causa desconforto aos olhos e ofuscamento da visão. .
Para realizar um bom projeto de iluminação, é necessário
...