Consorcio Modular
Pesquisas Acadêmicas: Consorcio Modular. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jessica93alves • 9/10/2013 • 1.699 Palavras (7 Páginas) • 382 Visualizações
Universidade Bandeirante de São Paulo
Curso: Administração – 6° semestre
Disciplina: Administração da Produção e Operação.
Professor: Sebastian A. Garcia
São Bernardo Do campo , 02 de Outubro de 2013
INTRODUÇÃO
Os conceitos e técnicas que fazem parte do objetivo da Administração da Produção dizem respeito às funções administrativas clássicas (planejamento, organização, direção e controle) aplicadas às atividades envolvidas com a produção física de um produto ou à prestação de um serviço. Pode ser entendida como o conjunto de atividades que levam à transformação de um bem tangível em outro, com maior utilidade.
Primeiro foi o grande desenvolvimento tecnológico ocorrido em termos de máquinas, sistemas de informações, automação, robótica, telecomunicações, entre outros, que tornaram possível um planejamento e controle mais eficiente das operações.
A administração de Produção e Operações evoluiu até sua forma atual através da combinação de práticas consagradas do passado, adaptando-se aos desafios de cada era, a fim de buscar novas formas de gerenciar o sistema de produção.
Ao longo do processo de modernização da produção, a figura do consumidor tem sido o foco principal, pois é a procura da satisfação do consumidor que tem levado as empresas a se atualizarem com novas técnicas de produção cada vez mais eficazes, eficientes e de alta produtividade. EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
A administração da Produção pode ser definida como o conjunto de atividades que conduzem a transformação de um produto em outro de maior serventia.
A produção existe desde o nascimento do homem, que produzia suas próprias ferramentas para poder suprir suas necessidades de sobrevivência.
Ao passar do tempo, os homens começaram a elaborar novos produtos e assim deram origem a comercialização e posteriormente aos artesãos com uma forma de produção mais organizada, com o estabelecimento de preços e prazos de entrega.
Para avançar ainda mais as produções artesanais, os artesãos passaram a contratar aprendizes e após o domínio total de produção se tonavam novos artesãos, e assim teve início a geração de profissionais liberais de produção artesanal.
A decadência da produção artesanal teve inicio no século XXIII na Inglaterra com a Revolução Industrial, e o marco principal dessa revolução foi a descoberta de James Watt, que no ano de 1764 conseguiu inovar e trazer grandes avanços com a máquina a vapor.
Com a máquina a vapor, ocorreu a substituição da força humana pela força das máquinas e assim surgiram as primeiras fábricas e com elas grandes exigências, tais como:
● Padronização dos produtos e processos de fabricação;
● Treinamento de mão-de-obra direta;
● Criação e o desenvolvimento dos quadros gerenciais e de supervisão;
● Desenvolvimento de técnicas de planejamento e controle da produção e de controle financeiro;
● Desenvolvimento de técnicas de venda
Em 1790, Eli Whitney introduziu a padronização de componentes, e assim teve início o registro de desenhos e croquis, dos produtos e processos fabris e surgimento da função de projeto de produto.
No final do século XIX, surgiu Frederich W. Taylor, que ficou conhecido como o pai da Administração Científica. Com o inicio de seus trabalhos surge o conceito de produtividade.
Na década de 1910, Henry Ford cria a linha de montagem, transdormando os processos produtivos já existentes, e assim surge o conceito de produção em massa.
A Engenharia Industrial permaneceu aproximadamente até a década de 1960, onde ocorreram melhorias da produtividade por meio de novas tecnicas como:
● Linha de Montagem
● Posto do Trabalho
● Estoques Intermediários
● Monotonia do Trabalho
● Arranjo Físico
● Balanceamento de linha
● Produtos em processo
● Motivação
● Sindicatos
● Manutenção Preventiva
● Controle Estatístico da Qualidade
● Fluxogramas de Processos
● Produção Enxuta
A Produção Enxuta introduziu novas técnicas como:
Just-in-time tem como objetivo maior dispor da peça necessária, na quantidade necessária e no momento necessário para obtermos lucros e satisfazer as demandas necessárias e imediatas da linha de produção. Com os objetivos de flexibilizar a empresa, produzir somente o necessário de forma qualificada, menor tempo, melhor atendimento, menor custo e beneficio redução de estoque desde matéria prima á produto acabado, estudo com o mercado para melhoria continua.
Engenharia simultânea trabalha com o foco voltado para todas as áreas funcionais e etapas no processo de produção no desenvolvimento do projeto , pesquisas e projetos voltados com a preocupação de redução de prazos , custos e solução de problemas encontrados no processo.
Tecnologia de Grupo atividade envolvendo engenharia e manufatura A Tecnologia de Grupo (TG) é uma filosofia de manufatura na qual peças ou outros objetos (planos de processo, produtos, montagens, ferramentas) similares são identificados e agrupados para se aproveitar as vantagens de suas similaridades nas diversas atividades da empresa (projeto, manufatura, compras, planejamento e controle da produção, etc.)
Consórcio modular O conceito do consórcio modular foi escolhido para estruturar o processo de fabricação na fábrica de caminhões da Volkswagen.
...