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Construindo um jogo usando conceitos matemáticos

Seminário: Construindo um jogo usando conceitos matemáticos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/12/2014  •  Seminário  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  262 Visualizações

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Construção de um Jogo envolvendo conceitos matemáticos

Nome da Atividade: Qual é a figura?

Conteúdos abordados:

• Figuras plana ( côncavas e convexas);

• Lados, vértices e ângulos;

• Polígonos regulares;

• Propriedades dos triângulos;

• Propriedades dos quadriláteros;

Idade/Série: 11/12 anos – 6º e 7º ano

Objetivos:

• Desenvolver uma atividade lúdica para fixar o conteúdo teórico já visto em sala anteriormente;

• Avaliar o conhecimento, referente aos conteúdos anteriormente definidos, e a capacidade de raciocínio lógico do aluno;

• Identificar os erros cometido pelo aluno no decorrer do jogo, afim de realizar uma intervenção pedagógica.

Material Utilizado

• Placa de isopor;

• Palitos de dente;

• Papel cartão;

• Tinta Gauche (Azul e Vermelha);

• EVA (Azul e Vermelho);

• Cola (Normal e para EVA);

• Tesoura;

• 12 Figuras geométricas planas impressas (2 cópias = 24 figuras)

• A mesma quantidade de figuras, e as mesmas, impressas em tamanho maior, contendo algumas informações (nome, algumas propriedade, etc).

Construção do jogo

Corte da placa de isopor dois pedaços iguais de 50cmx50cm para a confecção dos tabuleiros, pinte-os com tinta guache, um de azul e o outro de vermelho, deixe secar.

Recorte as figuras impressas e construa plaquinhas com o EVA, colando as figuras sobre o mesmo e recortando em quadrados do mesmo tamanho, entre o EVA e a figura impressa, fixe e cole um palito de dente, 12 das figuras serão coladas no EVA azul e as outras 12 no EVA vermelho, lembrando que as figuras devem ser as mesma para cada cor, não podendo repetir figuras na mesma cor.

Finque as plaquinhas, com o palito de dente, nas placas de isopor já pintadas, de acordo com as respectivas cores, plaquinhas azuis no tabuleiro azul, plaquinha vermelhas no tabuleiro vermelho, a ordem das plaquinhas podem alteram, não precisam estar dispostas na mesma ordem em ambos tabuleiros.

Para a construção das cartinhas cole as figuras de tamanho maiores, e contendo algumas informações, no papel cartão e recorte-as do mesmo tamanho, como se fosse um baralho, lembrando que as figuras que compõem tal baralho devem ser iguais as que do tabuleiro, sendo 2 cartas de cada figura (12 Figuras = 24 cartinhas).

Regras/Objetivo do jogo

• 2 jogadores;

• Descobrir qual figura está na carta do jogador adversário;

• Perguntas que cabem respostas diretas: Sim ou Não;

• Oportunidade de tentar adivinhar a carta a partir da 3º pergunta;

• 2 Chances de resposta.

• 2 Resposta erradas implica a eliminação do jogador.

Desenvolvimento do Jogo

O jogo será desenvolvido por 2 jogadores, portanto divida a sala em duplas.

Após a formação das duplas realize sorteio, ou algum jogo de azar, para definir a sequência em que cada dupla irá jogar.

Definido qual dupla jogará primeiro, os dois jogadores deverão decidir, através do impar ou par, qual jogador ficará com o tabuleiro azul e qual ficará com o tabuleiro vermelho, ficando também já definido qual aluno irá começar o jogo.

Os dois jogadores sentam de frente um para o outro, com os respectivos tabuleiros a sua frente, com todas as plaquinhas viradas para si e com o baralho entre os dois tabuleiros.

Cada jogador retira uma carta do baralho e guarda para si, não deixando o adversário ver qual figura está na sua carta.

O primeiro jogador, definido anteriormente pelo impar ou par, realiza a primeira pergunta, tais perguntas tem a finalidade de tentar descobrir qual figura está na carta retirada do baralho pelo adversário, as mesmas devem ser formuladas de maneira direta, as quais recebem resposta sim ou não, por exemplo: A figura é regular? É uma figura Convexa? Possui 4 lados? Etc.

O primeiro jogador realiza a pergunta, o adversário (2º jogador) confere as informações e responde a pergunta com Sim ou Não. Não é permitido

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